Unhas encravadas como evitar e tratar

A unha é uma modificação da pele que tem como função proteger os dedos aumentando a  resistência das pontas dos dedos e garantindo alguma proteção ao nosso corpo. Essas extremidades são amadas por nós que sempre estamos a decorar e fazer inúmeras modificações, fazendo com que elas sejam quase que um acessório em favor da beleza.

Acontece que vez ou outra elas encravam, e quando isso acontece a dor causada é muito grande, o desconforto é enorme, a pessoa não encontra forma de pisar, calçar um sapato fechado então,… impossível, sendo assim, como prevenir o problema e caso já esteja instalado tratar?

Vamos por partes, a unha encrava na maioria das vezes devido o corte inapropriado, sabe quando cortamos elas meio arredondadas? Então, isso facilita o encravamento, pois pode ficar alguma pontinha aguda que ao crescer vai pegar no cantinho, a partir daí a possibilidade de encravar é muita.

unha-encravada

Fonte imagem

Para evitar, o corte deve ser quadrado, nunca no sabugo, deixe sempre um pouquinho de unha livre, e ao terminar o corte finalize com uma lixa, para retirar toas as possíveis imperfeições.

Os sapatos fechados principalmente os de bico fino, apesar de serem lindos e deixarem o visual bem bonito, devem ser evitados, pois apertam a ponta dos dedos favorecendo a possibilidade de encravar, eles ainda podem deformar a unha, por mantê-las muito tempo apertada e espremidinhas.

sapato bico fino

Uma dica é variar os tipos de calçados, vá um dia de rasterinha ou sandália aberta, outro sapato fechado, os pés precisam de descanso e as unhas também, então pense bem nisso.

É interessante ainda não retirar as cutículas com frequencia, pois elas protegem as unhas e podem evitar o problema. Uma dica é usar hidratante as cutículas, assim elas ficam menores, massageie todos os dias a noite, seus pés vão amar.

Apesar dos fatores citados que contribuem para o encravamento das unhas, há um mais difícil de ser evitado que é o congênito, ou como os dermatologistas denominam – unha encravada congênita – que acontece devido ao formato da unha, quando essa tem um espaço pequeno para crescer a acaba por entrar na pele.

Nesse caso, o tratamento é feito a partir da instalação de um aparelho que empurra e aumenta a região para que a unha cresça.

Quando sentir alguma alteração na sua unha como vermelhidão, inchaço ou dor, não excite em procurar um profissional para indicar o tratamento ideal. E detalhe, não fique mexendo, pois pode agravar a ferida.

Fonte 1º imagem

nick

Já escreveu 1227 post nesse blog.

Estudante de Comunicação Social, criou esse blog para compartilhar assuntos como moda, beleza, saúde, e tantos outros. Uma certeza: Todos temos algo para aprender e a ensinar.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +1 (from 1 vote)
loading...

nick

Estudante de Comunicação Social, criou esse blog para compartilhar assuntos como moda, beleza, saúde, e tantos outros. Uma certeza: Todos temos algo para aprender e a ensinar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *