Transplante de fígado com doador vivo

O fígado é a maior glândula e o segundo maior órgão do corpo humano responsável por diversas funções, entre elas a desintoxicação do organismo, produz substâncias essenciais para o equilíbrio do mesmo.

O fígado é extremamente capaz de se recuperar, mas certas doenças podem provocar insuficiência hepática aguda ou crônica grave, o que é possível que leve o paciente a óbito.

Para que isso seja evitado, a melhor precaução a ser tomada é a substituição do órgão doente por um sadio, e pode ser feito tanto por um doador morto ou vivo.

Esse tema – transplante de fígado – está sendo abordado na novela “Amor à vida” com a estória de Paulinha, personagem vivida pela atriz Klara Castanho que foi diagnosticada com a doença de Lúpus.

transplante figado

Fonte imagem

Lúpus é uma doença autoimune rara, mais comum em mulheres que provoca um desequilíbrio no sistema imunológico – deixando o organismo enfraquecido e sujeito a ataques de bactérias, vírus e outros agentes patológicos.

No caso da novela a doença atacou o fígado, deixando-a debilitada e com urgência em um transplante.

figado

Fonte imagem

O transplante com o doador vivo demora de 10 a 12 horas para ser feito, pois envolve a retirada de parte do fígado do doador vivo e do receptor e em seguida da colocação do fígado sadio no lugar do doente – o procedimento tem riscos e envolve a utilização de microcirurgia, já que os vasos sanguineos são muito finos.

Ocorrendo tudo bem durante e após a cirurgia, o doador terá alta em cinco dias podendo voltar as suas atividades normais – estará limitado apenas a práticas esportivas por um tempo maior, já o receptor terá alta em média em 14 dias, voltado a ter uma vida normal após três ou seis meses.

Fonte  1º  imagem

nick

Já escreveu 1228 post nesse blog.

Estudante de Comunicação Social, criou esse blog para compartilhar assuntos como moda, beleza, saúde, e tantos outros. Uma certeza: Todos temos algo para aprender e a ensinar.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)
loading...

nick

Estudante de Comunicação Social, criou esse blog para compartilhar assuntos como moda, beleza, saúde, e tantos outros. Uma certeza: Todos temos algo para aprender e a ensinar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *