Tabela de fertilidade funciona

O mundo moderno está acelerado, os dias passam rápido, as decisões devem ser tomadas depois de ter certeza do que se quer, em se tratando de ter filhos é ainda mais importante planejar para não acontecer como vemos diariamente em vários locais.

O planejamento familiar têm que ser base em uma família, como vejo, tudo que é planejado é melhor, apesar de nem sempre funcionar como queremos, mas se temos objetivos e fazemos por onde desenvolvê-los, a chance de funcionar é muito maior.

Existem no mercado diversas métodos anticoncepcionais disponíveis para todos os gostos, desde as famosas pílulas, que tem uma carga pequena de hormônio deve ser tomada diariamente a partir do primeiro dia do ciclo menstrual, DIU – que pode ser usado por vários anos, injeções mensais e trimestrais,  adesivos e diversos outros.

Mas o que quero falar agora, é sobre a tabela, método dos mais antigos que existem e eficiente, desde que seja feito da forma correta e como fazê-la?

Bem, sinto me à vontade para falar sobre o assunto porque faço a muito tempo, mais precisamente a 14 anos, nesse tempo tive meu filho, mas foi planejado e conforme minha tabela, soube no momento que estava grávida, após o nascimento com um pouco de medo de engravidar logo tomei pílulas por dois meses e desisti (realmente não gosto de remédios) voltando assim para a minha tabelinha, meu filho têm 12 anos, sendo assim, posso afirmar que funciona.

tabela de fertilidade

Agora, para fazer você precisa de papel e caneta e claro atentar para isso, sempre. Pois bem, vamos aos cálculos; vou dar um exemplo que não tem como errar, se sua menstruação chega no 1º dia do mês, seu dia absoluto de fertilidade é o 14, mas estará bem fértil também entre os dias 10 ao 19 – esse é o período que realmente pode engravidar.

Então, quando sua menstruação chegar anote em uma caderneta o dia, conte até 14, os 4 dias antes  e 4 depois a ele é seu período fértil. Não tem como errar. Ai você se pergunta tenho que ficar 09 dias do mês sem ter relações sexuais? Claro que não, exatamente para essa época foram inventados os preservativos.

Espero ter sanado suas dúvidas, mas, caso ainda tenha alguma pode deixar nos comentários que respondo rapidinho, ok. See you soon!

Fonte 1º imagem

nick

Já escreveu 1227 post nesse blog.

Estudante de Comunicação Social, criou esse blog para compartilhar assuntos como moda, beleza, saúde, e tantos outros. Uma certeza: Todos temos algo para aprender e a ensinar.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)
loading...

nick

Estudante de Comunicação Social, criou esse blog para compartilhar assuntos como moda, beleza, saúde, e tantos outros. Uma certeza: Todos temos algo para aprender e a ensinar.

6 Resultados

  1. Fernanda Carolina Mansi disse:

    olá, meu ultimo dia de menstruação foi por volta do dia 04 e dia 05, tive relações no dia 21, posso estar grávida?

    • nick disse:

      Olá Fernanda, a conta é feita a partir do 1º dia da menstruação, se o último dia foi 4 ou 5 no dia 21 já estava longe do período fértil, mas se ainda tiver dúvida espere mais alguns dias e faça o teste.
      Qualquer outra dúvida pode perguntar. Obrigada por sua visita é sempre muito bem vinda.
      See you soon!

  2. Lola disse:

    Olá ,a minha menstruação veio a 18 de agosto e terminou a 22 tive relacões no dia 1 de Agosto. E possivel que esteja gravida??

    • nick disse:

      Olá Lola, tudo bem?
      Como você descreveu e se fizer as contas, você teve a relação no dia 01, principal da sua ovulação. Sendo assim, caso não tenha feito uso de camisinha – isso é imprescindível – ou não faça uso constante de algum método contraceptivo, usa apenas a tabela, é possível sim. Pelo tempo que passou você já pode fazer um exame de sangue para se certificar e caso dê positivo iniciar pré-natal.
      See you soon!

  3. lays disse:

    Boa noite vi seu exemplo de tabela mas não entendi uma coisa de a mestruação veio dia 1 e tem que fazer um contagem de 14 dias e contar quatro dias antes e quatro depois pq a fertilidade ficou no meio do mes começando pedo dia 10 se teve que contar 14 dias depois da menstruação…………minha mestruação vei hoje dia 30. Qual seria meus dias?

    • nick disse:

      Olá Lays!
      No caso do exemplo, o dia 14 é o dia de maior fertilidade, mas os dias 10 ao 19 também são bem férteis, esse é o período em que a mulher pode realmente engravidar.
      No seu caso como veio no dia 30, o período é de 09 a 17. Espero ter ajudado.
      See you soon!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *