Pressão alta pode ser controlada

Pressão alta é uma doença crônica – que não tem cura e sim controle – bem democrática, pois pode acometer, homens, mulheres e até crianças. Como saber se uma pessoa é hipertensa e como controlar o problema? Confira essas e outras questões.

Pode-se considerar uma pessoa com sendo hipertensa quando os valores medidos passam de 14/9, ou seja 140mmHg X 90mHg, mas quando esses valores são mantidos, Já que é normal a pressão subir dependendo da atividade ou força que a pessoa exercer o momento.

A pressão arterial é o que faz com que o coração bombeie o sangue para os vasos e todo o corpo. Quando a pessoa  têm um estreitamento das artérias, a necessidade de bombear sangue com mais força é maior delatando o coração e danificando as artérias.

Por isso os hipertensos são mais propensos a ter comprometimentos vasculares, tanto cardíacos como cerebrais. Uma coisa que complica o tratamento é o fato da doença ser silenciosa, não mostra muitos sinais e quando faz, já está avançada.

Mas, algumas pessoas têm o benefício de sentir os sintomas – digo benefícios, porque quando se sentem mal pedem ajuda e podem ser ajudadas a tempo – são eles: dores de cabeça, no peito e tonturas.

Qual a maneira correta de medir a pressão? Estando em repouso de 5 a 10 minutos, de bexiga vazia, estar sentada ou deitada, não falar durante o procedimento, repetir a medida depois de 2 ou 3 minutos, podendo ser considerada a medida menor.

E como tratar a hipertensão? Como disse antes, a doença não tem cura, mas controle e para controlá-la é necessário algumas mudanças na rotina, entre eles, abrir mão do sal ou diminuí-lo significativamente – outros temperos naturais realçam o sabor da comida o que diminui a necessidade do sal além de acrescentar sabor e vitaminas.

A prática regular de exercícios físicos também é indicada, mas deve ser feita de acordo com orientação médica, depois deste te avaliar para saber qual a mais indicada para sua situação. A bebida alcoólica também deve ser abolida ou ao menos diminuída.

exercicio contra hipertensao

Fonte imagem

Outro vilão que deve ser eliminado para controlar a pressão é o estresse, esse que também vem de mansinho e causa enorme prejuízo à saúde, tente manter-se relaxado, tire um tempo para fazer coisas que goste realmente, isso acalma, além de revitalizar e recarregar as energias para novos tempos.

Ter uma alimentação balanceada rica em frutas, legumes, verduras, peixes são ótima pedida para o controle da pressão, caso esteja acima do peso a pressão pode aparecer para te lembrar que tem que se cuidar, pois se não fizer isso por você, quem fará?

controlar hipertensao

Fonte imagem

Caso tenha os sintomas procure rapidamente um especialista para avaliar sua situação, caso não tenha os sintomas, mas tem predisposição genética – alguém da família é hipertenso, não pense duas vezes, previna-se. Não tente automedicação, apenas um médico poderá te indicar o tratamento adequado, caso necessite. See you soon!

Fonte 1º imagem

nick

Já escreveu 1226 post nesse blog.

Estudante de Comunicação Social, criou esse blog para compartilhar assuntos como moda, beleza, saúde, e tantos outros. Uma certeza: Todos temos algo para aprender e a ensinar.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)
loading...

nick

Estudante de Comunicação Social, criou esse blog para compartilhar assuntos como moda, beleza, saúde, e tantos outros. Uma certeza: Todos temos algo para aprender e a ensinar.

3 Resultados

  1. adonice disse:

    ótimo e importante o artigo,temos que nos cuidar sempre, pois com a pressão alta não se brinca….!!!

  2. Catarino disse:

    Eu tenho pressão alta e tenho que cuidar da alimentação e fazer exercícios sempre para mantê-la sobre controle.
    Aposentadorias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *