Pra que chulé – saiba como combatê-lo

Chulé pra que ter? Isso é terrível e constrangedor, digo terrível porque é impossível a pessoa se sentir confortável tendo esse mau cheiro nos pés e constrangedor justo porque uma hora ou outra a pessoa terá que tirar os sapatos liberando um odor muito desagradável tanto para ele(a), quanto para as pessoas próximas.

O chulé ou bromidrose plantar acontece com mais frequencia na adolescência, por conta das alterações hormonais que aumentam a transpiração nos pés, mas pode prosseguir com a pessoa por toda a vida.

É causado pelo excesso de suor na planta dos pés e pela má higienização dos mesmos. Acontece que no suor as bactérias comuns à região se proliferam mais fácil e rapidamente. Essas bactérias se alimentam do suor e de todo material encontrado sobre a pele (possíveis sujeiras).

Entre os fatores que influenciam no chulé – faz com que a pessoa tenha estão: o uso de sapatos apertados – ou fechado que facilite o suor dos pés, meias de material sintético, como poliéster ou náilon, usar sempre o mesmo tênis e guardá-lo após o uso. Alguns alimentos também aumentam a incidência do mau cheiro nos pés, como por exemplo, a carne vermelha – quando consumida em excesso.

E como fazer para evitar esse problema, afinal todos estão sujeitos à ele? Pois bem, para começar o ideal é manter a limpeza dos pés em dia lavando principalmente entre os dedos, para isso sabonetes antibacterianos, cremes esfoliantes pelo menos uma vez por semana para eliminar células mortas…

Troque os sapatos diariamente – evite usar todos os dias o mesmo sapato, revise quando estiver usando um deixe o outro ao sol para respirar e matar as bactérias, evite usar tênis sem meias, troque as meias diariamente e opte sempre pelas de algodão que faz os pés transpirar menos…

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Sempre que possível, deixe seus pés arejados, usando sandálias. Atenção, se você pensa que lavar semanalmente o tênis – sapato, diminui o chulé, saiba que pode estar equivocado, isso porque, o tênis demora em média quatro ou cinco dias para estar completamente seco, sendo assim, você usando úmido, fará o mau cheio aumentar.

Tendo como hábitos as dicas acima citadas a possibilidade de ter chulé diminui e muito. Mais, ainda quero deixar algumas dicas… usar um pouco de bicarbonato de sódio dentro dos sapatos e das meias diminui consideravelmente a transpiração. Algumas empresas também já têm antitranspirantes próprios para os pés… bom né!

antitranspirante para os pes

Espero que tenha gostado das dicas… experimente e depois me conte o que achou, se funcionou… See you soon!

nick

Já escreveu 1228 post nesse blog.

Estudante de Comunicação Social, criou esse blog para compartilhar assuntos como moda, beleza, saúde, e tantos outros. Uma certeza: Todos temos algo para aprender e a ensinar.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 4.3/5 (3 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 2 votes)
Pra que chulé - saiba como combatê-lo, 4.3 out of 5 based on 3 ratings
loading...

nick

Estudante de Comunicação Social, criou esse blog para compartilhar assuntos como moda, beleza, saúde, e tantos outros. Uma certeza: Todos temos algo para aprender e a ensinar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *