Porque eu não cortei as orelhas do meu Pitbull

Sempre que alguém vê meu Pitbull pela primeira vez logo pergunta: porque você não cortou as orelhas dele? Essa e outras curiosidades eu te conto agora

Quando o Rackyn (meu Pitbull) entrou em nossas vidas, uma das primeiras questões que foi levantada foi quanto as orelhas, “ele é um Pitbull, então é normal cortá-las”. Bem, pelo meu ponto de vista, e esse é exclusivamente o MEU ponto de vista, o normal é manter as orelhas e tudo mais da forma como nasceu, a não ser quando se trata de saúde.

E tendo isso em mente, perguntei ao veterinário se cortar as orelhas dele traria algum benefícios à sua saúde, o que foi prontamente negado, e em seguida tive a afirmação de que o corte era basicamente estético, um tipo de padrão adotado pelos donos da raça com forma de identificar os Pitbulls, assim sendo, minha decisão foi, não cortar as orelhas do Rackyn (as acho lindas).

pitbull

Impossível não lembrar do Scooby Doo hehe

Nessa mesma conversa, o veterinário me informou ainda sobre a grande incidência de Otite canina – processo inflamatório que envolve a porção externa do ouvido – em Pitbulls com as orelhas cortadas, pois ao cortá-las fica mais “fácil” entrar água, seja de chuva, banho … nas orelhas do cachorro.

A Otite canina apresenta diversos sintomas, entre eles: coceira intensa, secreções – pus, mau cheiro, vermelhidão, inchaço nas orelhas, perda de audição, dor intensa, cabeça de lado, e ferimentos.

Apesar de eu não ter cortado as orelhas do Rackyn, ele começou a apresentar alguns desses sintomas, e a otite foi confirmada pelo veterinário. A forma como descobrimos, os sintomas que ele apresentou e a forma como tratamos, entre outras, eu conto nesse vídeo.

Para prevenir a otite em seu bichinho de estimação, é preciso manter as orelhas bem sequinhas e limpas, esses cuidados devem ser feitos pelo menos uma vez por semana com o auxílio de um cotonete.

Até+

nick

Já escreveu 1421 post nesse blog.

Publicitária por formação, criou esse blog com o intuito de compartilhar assuntos como moda, beleza, saúde, e tantos outros. Uma certeza: Todos temos algo para aprender e a ensinar.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)

nick

Publicitária por formação, criou esse blog com o intuito de compartilhar assuntos como moda, beleza, saúde, e tantos outros. Uma certeza: Todos temos algo para aprender e a ensinar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *