Pipoca evita envelhecimento precoce

Tempo frio, final de semana pede filminho com pipoca, certo? Esse aperitivo é muito apreciado em todo o mundo por ser crocante, ao mesmo tempo macio, quentinho e saboroso, deu até vontade…

Algumas pessoas torcem o nariz quando o assunto é pipoca por só pensarem nas calorias presentes nela, mas os benefícios contidos nesse grão vai muito além do sabor agradável, o que já induz ao consumo.

De acordo com uma pesquisa da Universidade Scraton, na Pensilvânia – EUA a pipoca é rica em polifenóis – substância química antioxidante – responsável por combater os radicais livres no organismo, que causa o envelhecimento precoce e doenças como Alzheimer e câncer.

Os antioxidantes são encontrados fartamente também nas frutas e verduras que devem ser consumidas diariamente – o ideal são no mínimo três porções ao longo do dia, a diferença entre os antioxidantes encontrados na pipoca ou nas frutas e verduras é a seguinte:

Nas frutas e verduras, os polifenóis são diluídos nos 90% de água que formam esses alimentos, já na pipoca em apenas 4%, isso porque o milho é um grão plenamente integral e com baixíssima quantidade de água, o que faz sobressair esse benefício, o pouco que se consome é suficiente para obter os benefícios.

Isso também acontece com as frutas secas, como uva passa, que é uma excelente fonte de polifenóis (substância encontrada na casca, assim como na pipoca), sendo alimentos funcionais. Tenha em mente, quanto menos água tiver esses alimentos maiores são os benefícios obtidos.

Na casca da pipoca também são encontradas fibras que ajudam a regular o funcionamento do intestino, o efeito se intensifica se for consumida com alguns líquido – suco ou água – não vale refrigerante.

O ideal é que se consuma diariamente duas xícaras de pipoca para garantir que seu organismo tenha a quantidade suficiente de grão integral necessária, unindo o útil ao agradável. Para isso pode trocar uma refeição pela pipoca, por exemplo, o lanche que faz no intervalo entre uma das refeições principais.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Aí você me pergunta e quanto ao óleo e ao sal? Eles realmente fazem mal, por isso e para evitar, a pipoca deve ser preparada de forma adequada.

Pois bem, já existem no mercado pipoqueiras elétricas  que estouram os milhos sem necessidade de nenhum pingo de óleo, mas caso não tenha faça na panela com um fizinho de óleo, não use manteiga ou margarina, pois saturam rapidamente prejudicando a saúde.

Agora, só não vale deixar de consumir frutas, verduras e legumes regularmente, pois eles têm além dos polifenóis – antioxidantes, várias outras vitaminas e minerais imprescindíveis pra o bom funcionamento do organismo. See you soon!

nick

Já escreveu 1226 post nesse blog.

Estudante de Comunicação Social, criou esse blog para compartilhar assuntos como moda, beleza, saúde, e tantos outros. Uma certeza: Todos temos algo para aprender e a ensinar.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)
loading...

nick

Estudante de Comunicação Social, criou esse blog para compartilhar assuntos como moda, beleza, saúde, e tantos outros. Uma certeza: Todos temos algo para aprender e a ensinar.

2 Resultados

  1. gleicy disse:

    Bom saber disso. Agora vou comer mais pipoca rsr.
    Amei o post, bem explicativo. beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *