Pés ressecados e calcanhar rachado como tratar

Cuidamos dos cabelos, das unhas, da pele, queremos estar sempre lindas e bem cuidadas, mas as vezes não cuidamos como se merece os nossos pés, esses que nos sustentam durante todo o dia, sem reclamar, que fica horas dentro de um sapato apertado ou equilibrado no salto para nos deixar maravilhosas.

Bem, pelo pouco que falei, já dá para perceber que eles precisam de atenção especial, precisam de cuidados e dedicação assim como outras partes no nosso corpo e como essa parte do corpo tem menos glândulas sebáceas, a possibilidade de ressecar ou rachar é bem maior que as outras, mais um motivo para cuidar muito bem.

Agora te pergunto: você sabe o que causa as rachaduras dos pés? Ingestão de pouca água, banhos quentes e demorados, a pressão exercida sobre os pés, as vezes pelo excesso de peso, desidratação causada por elevados níveis de açúcar no sangue – diabetes, consumo de bebidas alcoólicas,…

E como evitar o ressecamento ou rachadura dos calcanhares? A primeira coisa a se fazer é se hidratar e a melhor forma é de dentro para fora, sendo assim, beba água, no mínimo quatro copos por dia, o ideal são 30ml por kilo peso, evitar sapatos apertados e moderar no uso dos saltos, por mais que sejam maravilhosos, os pés precisam de um descanso.

O que acontece é que os sapatos de salto alto pressionam as pontas dos pés, fazendo com que engrosse os dedos e a sola, além de deixá-los ásperos e ressecados. Já os chinelos, rasteirinhas e sapatos sem salto aumentam a pressão nos calcanhares, sendo assim, o ideal é que faça um rodízio, alterne os modelos dia após dia para evitar a pressão sempre nos mesmos pontos.

Além de aumentar a ingestão de água é preciso hidratar os pés diariamente para isso, use produtos que tenham em sua formulação uréia, ácido glicólico, ácido lático ou ácido salicílico – sempre após o banho – aproveite para massageá-los.

pes hidratados

Fonte imagem

Pelo menos duas vezes por semana faça um escalda pés com 1 litro de água morna e 1/2 copo de vinagre, deixe os pés de molho por aproximadamente vinte minutos, isso irá diminuir a aspereza da pele.

Agora, se seus pés estão com rachaduras – quando isso acontece dói bastante e incomoda muito, usar um sapato fechado se torna quase impossível, mas nem tudo está perdido, olha esse receita caseira, com produtos que certamente têm em casa e facílima de fazer… os resultados são incríveis.

Você vai precisar de arroz, mel e vinagre de cidra da maça. Moa uma porção de arroz, um punhado – coloque o arroz num pacotinho e bata com um martelinho ou no liquidificador até virar pó, adicione um pouco de mel e vinagre, afim de obter uma pasta grossa. Caso as rachaduras sejam profundas, acrescente ainda uma colher de azeite de oliva.

escalda pes

Fonte imagem

Deixe os pés de molho em água morna por 20 minutos, depois faça uma massagem suave com essa pasta com movimentos circulares, retire apenas o excesso. Quando a pele está muito grossa, conforme for fazendo e notando que está melhorando, lixe suavemente as rachaduras, até que seus pés voltem a ficar com a pele fininha.

Fonte 1º imagem

nick

Já escreveu 1226 post nesse blog.

Estudante de Comunicação Social, criou esse blog para compartilhar assuntos como moda, beleza, saúde, e tantos outros. Uma certeza: Todos temos algo para aprender e a ensinar.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 2.5/5 (26 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +11 (from 27 votes)
Pés ressecados e calcanhar rachado como tratar, 2.5 out of 5 based on 26 ratings
loading...

nick

Estudante de Comunicação Social, criou esse blog para compartilhar assuntos como moda, beleza, saúde, e tantos outros. Uma certeza: Todos temos algo para aprender e a ensinar.

40 Resultados

  1. Junior disse:

    Ola Balzaquiana muito boas as dicas de como cuidar dos pes, eu tbm esse problema nos mais isso ocorre quando estou com problemas no figado ou seja muitos alimentos que são derivados do leite como manteiga e queijo me fazem eu ter esse problema mas graças a Deus estou controlando isso, ha feliz por estar mais uma vez visitando seu blog vc tbm é bem vinda

    grato

    junior

    fica com Deus e sucesso pra vc

    • nick disse:

      Olá Junior, que bom que gostou, é gratificante poder ajudar com dicas e orientações que possam aliviar problemas que se tornam até corriqueiros.
      Que bom que tem conseguido tratar seu caso. Obrigada pela visita, volte sempre.
      See you soon!

      • caio silva disse:

        o nick o meu pe esta mt ressecado ate pocou um e outro esta quase e bom usar um creme q a minha mãe tem?? esta doendo mt ate pra andar ta foda

        • nick disse:

          Olá Caio,

          Depende do tipo de creme que a sua mãe tem, sem saber qual é fica difícil eu dizer se é ideal para isso, mas você já tentou algumas dicas do post?
          Experimenta, elas são fáceis e funcionam. E outra, aumente a ingestão de líquidos, principalmente água, isso vai ajudá-lo a se manter hidratado de dentro para fora, ok :).
          Qualquer dúvida deixe aqui que te respondo o mais breve possível.

          See you.

  2. pati disse:

    vou fazer isso ,pois começou aparecer um pouco de rachadura, e devido o que está escrito , fico muito tempo na água quente ao tomar banho ! e tbm não bebo muita água, bebo mais bebida alcoolica ,álias agora que estou começando a beber mais água, hum vou começar tratar do meu lindo pezinho pois ele é 35 e nao posso ficar com ele feioo. não só lembrar de fazer as unhas os pés tbm , eu passo um creme p/ rachaduras toda noite , na hora de dormir só não sei é bom .
    foi uma amiga minha que disse que é bom e estou usando ele, parece que está mostrando melhoras também , antes que piora uma rachadinha de nada, mais assim que começa neéh vim aqui por acaso no site
    chama pés e mãos sebo de carneiro já ouviu dizer? então um pote tampa verde, e branco espero que seja bom vou fazer o casei tbm,:)

    • nick disse:

      Olá Pati, já ouvi falar sim e até já experimentei, realmente alguns apresentam resultados eficientes.
      Agora te convido a experimentar essa receitinha que passei aqui no post, é fácil de fazer e pode acelerar o processo de recuperação.
      Parabéns por estar diminuindo o consumo de bebidas alcoólicas, essa atitude favorece todo o seu organismo e beber mais água só te trará benefícios. Obrigada pela visita.
      See you soon!

  3. MARLI APARECIDA DE PAULA disse:

    OLA, GOSTEI DO SEU BLOG.
    VOU FAZER ESTA RECEITA, MEUS CALCANHARES ESTÃO RACHADOS E DOLORIDOS, EU NEM DEIXO A MANICURE LIXAR MEU PÉ, PQ FICA PIOR DEPOIS.
    NO ENTANTO EU TOMO BASTANTE ÁGUA, MAS ANDO MUITO DE RASTEIRIHA OU DE TAMANCO BAIXO. TAMBÉM TENHO DOR NOS CALCANHARES, E RESSECAMENTO ATÉ NOS DEDÕES. MEU PÉ ETÁ HORRIVEL, VOU TENTAR ESTA RECEITA.
    GRATA
    MARLI DE PAULA

  4. cassio fidelis disse:

    olá nick,gostei das suas dicas!mais eu gostrai de saber se as rachaduras podem causar feridas?

    • nick disse:

      Olá Cassio!

      Caso as rachaduras não sejam tratadas podem sim abrir, sangrar (ferir), então o quanto antes começar a cuidar melhor.
      O interessante é saber o que está causando essas rachaduras, as dicas e receitas do post realmente funcionam, mas dependendo do caso é bom procurar a ajuda de um especialista (podólogo).

      See you soon!

  5. Wanda disse:

    Ola Nick o meu pe direito e o que tem problema de rachaduras , muita pele e micose no dedao isso esta me deixando muito triste ,pois ja fui em muitos dermato e so me passam pomadas pra falar a verdade cansei, vou tentar fazer a sua receita se caso vc conhecer algum remedio bom para a micose de unha por favor me de essa dica tb agradeço.

    Obrigada

  6. sonisa disse:

    ola peciso de ajud urgente

  7. suy disse:

    OLÁ,ADOREI ESTA DICA.POIS SOU DIABÉTICA.VOU FAZER ESTA RECEITA,OS MEUS DEDOS DOS PÉS SÃO MUITO RESSECADOS…COM ASPECTO FEIO.OBRIGADA!!VALEU MESMO BJSSS SUY

  8. SUY disse:

    OLÁ!ADOREI ESTA DICA!!!ÓTIMA VOU FAZER!!BJSSSS

  9. Ana Custódio disse:

    valeeu pela dica..vou fazer isso em casa 🙂

  10. Patricia disse:

    Olá. Gostei mto da dica, vou tentar fazer. Mas, com que frequência devo aplicar essa misturinha nos pés?

    • nick disse:

      Olá Patrícia!

      Caso os pés estejam bem prejudicados – desidratados, pode fazer diariamente antes de dormir, mas se não estiver muito ressecado, pode ser feito duas ou três vezes por semana, vai depender da necessidade dos seus pés, ok.

      See you soon!

  11. elton souza disse:

    vou experimentar,valeu adica

  12. LANA disse:

    TENHO OUTRA RECEITA QUE TBM É MARAVILHOSA:
    NUMA BACIA COLOQUE AGUA MORNA A QUAL VC POSSA TAPAR OS PÉ EM TOTAL, COLOQUE UM COPO AMERICANO DE VINÁGRE BRANCO(A MARCA Ñ ENFLÊNCIA NO TRATAMENTO) ,AS TEM DE SER BRANCO, MEIA XÍCARA DE CAFÉ ENXAQUANTE BUCAL TBM A MARCA Ñ ENFLUÊNCIA MAS TEM DE SER AZUL. COLOQUE SEUS PÉS E DEIXE AGIR POR 15 Á 20 MINUTOS. REPTA O PROCESSO A CADA SEMANA PELO MNS 3X.

  13. claudia tomaz disse:

    Ola nick,gostei muito do seu blog e gostei mais ainda porque o pessoal pergunta e vc ja responde , isso e muito importante pois tira muitas duvidas . Vou fazer essa receita pois tambem sofro com rachaduras nos pes e é desesperador,abraço e sucesso.

    • nick disse:

      Olá Cláudia!

      Que bom que gostou, fico feliz em saber. Amo poder ajudar e quando consigo é uma imensa satisfação :).
      Essa receita apesar de bem simples é sim muito boa e eficiente, pode fazer que vai gostar, depois me conta :).

      See you soon!

  14. eveline disse:

    oiii, gostaria que vc escrevesse algo para unhas fracas e rachadas. pois ja tentei tudo que me ensinaram e nao adiantou nada!!! agora estou tomando suco de uva integral e suco de camberry 3x ao dia, mais ate agora não estou vendo resultados… aguardo resposta. obrigada

    • nick disse:

      Olá Eveline,

      Obrigada pela dica de pauta, vou fazer sim nos próximos dias.
      Aqui no blog tem algumas matérias sobre cuidados com as unhas, dá uma olhadinha, é provável que se identifique com algumas.
      Mas de início, mantenha suas unhas hidratadas, com uma cera de unha, um hidratante para as mãos, ou ainda com óleos como o de amêndoas, rícino,… mas atenção, as unhas devem estar sem esmalte.

      See you!

  15. josè de oliveira coelho disse:

    tive por muinto tempo pe rachado oq amenizada e da um certo conforto e mesmo usar sapato macio e baixo e usar um creme q nao e nada muinto confencinal usar sebo de carneiro quente(morno) e calçar mocasim da otimo resultado e tira a dor fica extremamente macio.

  16. Silvana Ramos disse:

    meus pés são resecos rachados sangram e doem muito . não uso sapatos de salto e nem fechados e apertados , uso chinelos só os tiro para dormir e tomar banho . já não aguento mais esse sofrimento

    • nick disse:

      Olá Silvana,

      Minha linda, se está nessa situação você deve procurar um médico urgente, nem tente passar nada, pois está ferido :(, ok.

      See you.

  17. jeany disse:

    Oii!
    tbm sou uma das pessoas que sofre com problemas de rachaduras nos pés, ja usei muitos cremes hidratantes, até a base de uréia, é bom, mas, depois de um tempo os pés voltam a rachar novamente. É feio! ficam ásperos, e meus pés racham desde o calcanhar até os dedos. Em relaçao a tomar água, eu tomo com muita frequencia. Gostei das suas dicas, vou passar a lavar os pes com agua morna e vinagre para minimizar a aspereza, e continuar usando cremes e pomadas amaciantes. Resultam, so nao cura, mas, melhor que ficar com os pés ressecados nao é mesmo?!

    • nick disse:

      Olá Jeany,

      Verdade, os cuidados devem ser constantes, assim como cuidamos dos cabelos, das unhas e tudo mais, os pés também precisam de atenção e cuidados diários, assim ficam sempre macios e hidratados.

      See you.

  18. yvi disse:

    Oi tudo bem???
    Meu calcanhar esta com a pele muito fina, e estao rachados…isso eh o que ocorreu apos minha gestacao, posso usar estes metodos tambem??
    Obrigada 🙂

    • nick disse:

      Olá Yvi,

      Tudo bem, e com você?
      Pode sim, só evite lixar para não afinar ainda mais, invista na hidratação e nos outros cuidados :).

      See you!

  19. Silvana disse:

    Boa Noite Nick tudo bem? Quero saber o que vc sugere para uso dessa receita todos os dias, algumas vezes por semana qual sua opinião?
    Obrigada e Deus abençoe.

    • nick disse:

      Olá Silvana,

      Bom dia, tudo bem, e com você? Depende da forma como estão os pés, se estiverem muito ressecados como no caso da imagem ou mais, pode ser feito em dias alternados, caso esteja menos, faça de uma a duas vezes por semana. Amém, que Ele abençoe à nós. Bjim :).

      See you!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *