Outubro Rosa todos contra o câncer de mama

O câncer de mama é o mais comum e fatal cancro que acomete mulheres em todo o mundo, mas pode acometer também alguns homens, já que o peito é composto por tecido idênticos em ambos.

Outubro é o mês em que mundialmente é feita uma campanha visando combater o problema, já que se diagnosticada cedo tem grandes chances de cura.

Entre os fatores de risco da doença estão: idade avançada, exposição prolongada aos hormônios femininos, excesso de peso e histórico familiar ou mutação genética, além de ser portadora dos genes BRCA1 e BRCA2.

Os sintomas são: nódulo duro, que não dói e duro, deformidade e/ou aumento da mama, retração da pele ou do mamilo, vermelhidão, edema, dor, líquido nos mamilos, pequenas feridas, pele da mama mais dura e grossa que o normal, veia facilmente observada e crescente,…

Uma das melhores formas de prevenir o problema é conhecendo nosso corpo, e isso só é possível quando nos tocamos, essa é uma das razões para a importância do auto exame das mamas, que deve ser feito por todas, uma vez ao mês.

cancer de mama

Fonte imagem

A melhor época para fazer o auto exame das mamas é logo após o término da menstruação, ou para quem não menstrua mais, na mesma data todos os meses, por exemplo, no dia 10.

Para fazer o auto exame das mamas em frente ao espelho, levante e abaixe os braços observando se há alguma alteração nas mamas, como anormalidades na pele, formato, retrações e/ou feridas ao redor dos mamilos.

Durante o banho com o corpo ensaboado, levante um dos braços e ponha a mão por detrás da cabeça, com a outra deslize os dedos suavemente até a axila, com calma e atentando para sentir cada glândula, depois faça igual com o outro seio. Ainda pressione os mamilos para ver se corre algum líquido.

auto exame das mamas

Fonte imagem

Deitada, coloque o travesseiro embaixo da cabeça, coloque uma mão por detrás da cabeça, e com a outra apalpe a parte interna da mama, depois troque a posição e faça igual na outra mama.

Caso encontre algo diferente em seu auto exame, não pense duas vezes, procure um especialista e peça um exame mais detalhada se necessário uma mamografia, e caso essa seja pedida, exija o selo de qualidade no relatório do exame, o que te garante que pode confiar.

Outubro Rosa, o mês que estamos todos unidos no combate ao câncer de mama, mas temos que cuidar de nossa saúde todo o tempo, então, mantenha em dia seu auto exame e sempre que notar algo diferente, procure um médico.

See you!

Fonte 1º imagem

nick

Já escreveu 1400 post nesse blog.

Publicitária por formação, criou esse blog com o intuito de compartilhar assuntos como moda, beleza, saúde, e tantos outros. Uma certeza: Todos temos algo para aprender e a ensinar.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +1 (from 1 vote)
Outubro Rosa todos contra o câncer de mama, 5.0 out of 5 based on 1 rating

nick

Publicitária por formação, criou esse blog com o intuito de compartilhar assuntos como moda, beleza, saúde, e tantos outros. Uma certeza: Todos temos algo para aprender e a ensinar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *