Outubro rosa na guerra contra o câncer de mama

O mês de outubro chegou e com ele a massificação da campanha contra o câncer de mama, que visa conscientizar a população da necessidade de se prevenir, pois quanto mais rápido a descoberta, melhor será o prognóstico.

Apesar de o câncer de mama acometer mais as mulheres, ele ocorre também em homens, sendo necessário que todos façam o auto exame e na consulta converse com o profissional para exames mais aprofundados, caso necessário.

Por muitos anos foi considerado raro esse tipo de câncer antes dos 35 anos, mas está ficando cada vez mais comum em jovens, sendo assim, caso tenha ou saiba de algum caso na família, seja por parte de mãe ou pai, fale com o ginecologista para exames detalhados.

cancer de mama masculino

Imagem Reprodução

 

A campanha outubro rosa teve início em 1983 em uma corrida de 5 km pelas ruas de Dallas EUA que contou com a participação de 800 pessoas. Esse evento foi idealizada por Nancy Brinker, que acompanhou o sofrimento e morte de sua irmã aos 36 anos.

A partir de então a Fundação Susan G. Komen For the Cure inspira diversos países no combate ao câncer de mama.

O principal símbolo da campanha é o laço rosa, que visa alertar as pessoas da importância de se prevenirem, pois através da prevenção – exames, chega-se ao diagnóstico – positivo ou negativo, no caso de positivo existe tratamento e meios de cura, além de apoio que precisa-se tanto em casos como esse.

laço outubro rosa

Imagem Reprodução

No Brasil, as taxas de mortalidade pela doença continuam muito altas, pois por mais que as campanhas anunciem a importância do auto exame e das consultas periódicas, as pessoas relaxam e deixam para depois.

Não deixe que a comodidade e a “falta de tempo” ceife as chances de cura, faça o auto exame mensalmente, se tem dúvidas da forma correta, olhe no site do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer o passo a passo com fotos e informações do que e como procurar no momento do exame.

combate cancer de mama

Imagem Reprodução

 

A mamografia é o único exame capaz de detectar tumores menores que 1cm. Quando esses são encontrados, as chances de cura elevam a 95%, então não perca a oportunidade de se cuidar. Se ame, se cuide, cuide também do seu futuro.

See you!

Imagem Reprodução

nick

Já escreveu 1398 post nesse blog.

Esse blog tem o intuito de compartilhar assuntos como moda, beleza, saúde, e tantos outros. Uma certeza: Todos temos algo para aprender e a ensinar.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +1 (from 1 vote)
Outubro rosa na guerra contra o câncer de mama, 5.0 out of 5 based on 1 rating

nick

Esse blog tem o intuito de compartilhar assuntos como moda, beleza, saúde, e tantos outros. Uma certeza: Todos temos algo para aprender e a ensinar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *