Otimizar o tempo – dicas preciosas

Pensando aqui no tempo que levamos para fazer inúmeras tarefas no dia a dia, tendo que abrir mão de coisas que desejamos por falta de tempo, e pelo tempo que temos estar sempre cheio de outras atividades.

Me vem em mente parte da canção Oração do Tempo bem bonita e reflexiva sobre esse assunto “Tempo, tempo, tempo, tempo entro em acordo contigo tempo, tempo, tempo, tempo” (Caetano Veloso)

Essa música nos faz refletir sobre a possibilidade de fazer um pacto com o tempo. Talvez pacto seja uma palavra pesada e acordo seja mais propicia, e linkando com o tema dessa matéria, é exatamente o que devemos fazer para conseguir “dar conta” de todas as tarefas do dia otimizando o nosso tão precioso tempo.

dicas controlar tempo

Imagem: Reprodução

Como fazer isso? Falar pode ser fácil, mas pôr em prática requer muita organização e boa vontade, mas vamos as dicas que se seguidas vão te e me ajudar um bocado haha.

Faça uma lista das tarefas que precisam ser feitas no dia, essa lista pode ser escrita pela manhã ou na noite anterior. É interessante tentar colocar um prazo para que cada função seja cumprida, se conseguir seguir naquele espaço de tempo ótimo, se não, não se martirize por isso, vai conseguir reverter a situação.

Mas não escreva qualquer coisa só para ocupar o tempo inteiro, coloque no papel o que realmente for importante e que não pode deixar de fazer. Essas tarefas mais importantes devem ser frisadas, pegue um marcador e trace deixando-as mais vivas e visíveis. Lembre-se de ir riscando ao longo do dia cada tarefa realizada.

Essa dica é de doer o coração, mas é necessária. Se você não usa o celular para o trabalho, tente se manter longe dele. Confira todas as redes sociais, e-mails, e tudo mais pela manhã, e no horário de trabalho tire o foco do aparelho.

Quando o celular está por perto bate aquela vontade de saber que horas são, e perder uma hora inteira, que passa em segundos vendo todos os aplicativos é uma tentação, só esquecemos de ver a hora, confessa haha. Então evite, você terá tempo de dar uma espiada mais tarde J

Em contrapartida, a tecnologia ajuda muito na otimização do tempo, por exemplo, nem sempre é possível juntar uma equipe inteira para fazer uma reunião e decidir assuntos importantes, mas aplicativos de vídeo conferência são mega aliados.

Quando alguma atividade parecer impossível de ser concluída, o tempo está passando e você não vê como sair dessa situação, é hora de mudar as prioridades, talvez adiar um pouco esse compromisso e focar em outras tarefas, esse tempinho vai te manter criativa(o) e te ajudar a concluir essa tarefa com mais clareza em outro momento.

Fazer tudo sozinho nem sempre é uma boa opção, as vezes temos que abrir mão de algumas atividades para que os compromissos sejam cumpridos, sendo assim, que tal dividir essas tarefas com seus amigos de trabalho (caso trabalhe em equipe)?

Aproveite as dicas, e que elas sejam muito úteis para otimizar o seu tempo, e que assim sobre um pouquinho mais de tempo, tempo, tempo, tempo para coisinhas agradáveis nos seus dias. See you!

nick

Já escreveu 1330 post nesse blog.

Estudante de Comunicação Social, criou esse blog para compartilhar assuntos como moda, beleza, saúde, e tantos outros. Uma certeza: Todos temos algo para aprender e a ensinar.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)

nick

Estudante de Comunicação Social, criou esse blog para compartilhar assuntos como moda, beleza, saúde, e tantos outros. Uma certeza: Todos temos algo para aprender e a ensinar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *