Mitos e verdades sobre esmaltes

Olá meninas, tudo bem? Várias dúvidas aparecem quando o assunto são unhas e esmaltes. Gostamos muito deles, mas será que usar sempre faz bem? Será que aquela base fortalecedora pode ser usada em todas as aplicações? Ou a cor do esmalte, altera a das unhas? Confira alguns mitos e verdades sobre esmaltes.

Esmalte escuro mancha as unhas? Não, isso só acontece caso a unha esteja doente. No geral, as unhas não absorvem a cor do esmalte, e caso acontecesse ela ganharia pigmentação similar à do esmalte e não amarelada.

Esse amarelamento se dá pelo uso prolongado do esmalte, tipo, ficou mais de uma semana com os esmaltes nas unhas, ele envelhece,  e acaba por manchar as unhas. Outra possibilidade é por conta do uso de acetona, essa sim, pode manchar, e enfraquecer, por isso prefira sempre os removedores livre de acetona.

As unhas precisam respirar? Só precisa respirar quem está a vivo, rsrs. As unhas são compostas por queratina, é um tecido morto, então não respira e não precisa respirar ou ficar um tempo longe do esmalte.

tons pastel verao 2016

Foto: Reprodução

Mas elas precisam sim de atenção, os esmaltes devem permanecer nas unhas por no máximo uma semana, depois disso eles já estão descascando e sem brilho. Vale atentar para a textura das unhas, se estão com alguma ondulação, coloração diferenciada, pois pode ser uma alergia, ou algo do tipo, caso aconteça, mude o produto que está usando e procure um especialista.

Já ouviu falar que esmaltes escuros fortalecem as unhas? Pois bem, esse é mais um mito, até porque, os componentes do esmalte não penetram nas unhas, eles são superficiais, então não alteram em nada, seja para fortalecer ou enfraquecer. Sendo assim, escolha a cor que lhe agradar, mas sem neura de que vai ficar mais forte ou mais fraca, só vai colorir e dar um charminho à mais.

preto verao 2016

Foto: Reprodução

Crianças podem usar esmaltes? Mito, mitou geral, criança está em formação, por isso o organismo é diferente dos adultos. As unhas não estão totalmente queratinizadas, ainda são molinhas e podem sim e absorvem os componentes do esmalte, podendo gerar uma alergia, ou em alguns casos até deformação das unhas, sendo assim, não é recomendado o usos de esmaltes em crianças.

Pode usar base fortalecedora sempre? Mito, não pode, isso porque ela tem componentes diferentes em sua formulação, como formol e ácidos, caso não esteja realmente precisando, o efeito pode ser contrário, e acabar quebrando a unha. Há ainda o perigo de alergias, quando esse tipo de base entra em contato com as cutículas, fique esperta.

tipos de base

Misturar óleo no esmalte prejudica a unha? Mito, não prejudica, mas também não ajuda em nada. Você pode pingar algumas gotinhas de óleo de coco, banana, argan,… no esmalte, mas a única coisa que vai fazer é ajudar a diluir o esmalte, não vai hidratar, por exemplo.

Esmalte caro traz mais benefícios às unhas? Mito, você paga pela marca, e nem tanto pela qualidade do produto. Há marcas bem acessíveis com produtos ótimos. Mas vale atentar para os produtos que não causem alergias e tenham certificação da ANVISA, por esses sim, vale pagar um pouco mais.

Pessoas sensíveis devem evitar esmaltes cintilantes? Verdade. Pois são mais agressivos, tem agentes alergênicos, como mica, e/ou derivados de tolueno. Então evite.

See you!

nick

Já escreveu 1310 post nesse blog.

Estudante de Comunicação Social, criou esse blog para compartilhar assuntos como moda, beleza, saúde, e tantos outros. Uma certeza: Todos temos algo para aprender e a ensinar.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)

nick

Estudante de Comunicação Social, criou esse blog para compartilhar assuntos como moda, beleza, saúde, e tantos outros. Uma certeza: Todos temos algo para aprender e a ensinar.

4 Resultados

  1. Di Monteiro disse:

    Concordo em gênero, número e grau! rsrs Não fico sem esmalte de jeito nenhum, mas sempre é necessário alguns cuidados.
    Bjs.

  2. Djessica disse:

    Amei as dicas, e sou uma dessas pessoas que não vive sem esmalte e não consegue visitar uma farmacia sem comprar uma cor nova ! haahahaha

    Beijo

    http://www.maisfeminice.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *