Olá meninas, tudo bem? Várias dúvidas aparecem quando o assunto são unhas e esmaltes. Gostamos muito deles, mas será que usar sempre faz bem? Será que aquela base fortalecedora pode ser usada em todas as aplicações? Ou a cor do esmalte, altera a das unhas? Confira alguns mitos e verdades sobre esmaltes.
Esmalte escuro mancha as unhas? Não, isso só acontece caso a unha esteja doente. No geral, as unhas não absorvem a cor do esmalte, e caso acontecesse ela ganharia pigmentação similar à do esmalte e não amarelada.
Esse amarelamento se dá pelo uso prolongado do esmalte, tipo, ficou mais de uma semana com os esmaltes nas unhas, ele envelhece, e acaba por manchar as unhas. Outra possibilidade é por conta do uso de acetona, essa sim, pode manchar, e enfraquecer, por isso prefira sempre os removedores livre de acetona.
As unhas precisam respirar? Só precisa respirar quem está a vivo, rsrs. As unhas são compostas por queratina, é um tecido morto, então não respira e não precisa respirar ou ficar um tempo longe do esmalte.

Mas elas precisam sim de atenção, os esmaltes devem permanecer nas unhas por no máximo uma semana, depois disso eles já estão descascando e sem brilho. Vale atentar para a textura das unhas, se estão com alguma ondulação, coloração diferenciada, pois pode ser uma alergia, ou algo do tipo, caso aconteça, mude o produto que está usando e procure um especialista.
Já ouviu falar que esmaltes escuros fortalecem as unhas? Pois bem, esse é mais um mito, até porque, os componentes do esmalte não penetram nas unhas, eles são superficiais, então não alteram em nada, seja para fortalecer ou enfraquecer. Sendo assim, escolha a cor que lhe agradar, mas sem neura de que vai ficar mais forte ou mais fraca, só vai colorir e dar um charminho à mais.

Crianças podem usar esmaltes? Mito, mitou geral, criança está em formação, por isso o organismo é diferente dos adultos. As unhas não estão totalmente queratinizadas, ainda são molinhas e podem sim e absorvem os componentes do esmalte, podendo gerar uma alergia, ou em alguns casos até deformação das unhas, sendo assim, não é recomendado o usos de esmaltes em crianças.
Pode usar base fortalecedora sempre? Mito, não pode, isso porque ela tem componentes diferentes em sua formulação, como formol e ácidos, caso não esteja realmente precisando, o efeito pode ser contrário, e acabar quebrando a unha. Há ainda o perigo de alergias, quando esse tipo de base entra em contato com as cutículas, fique esperta.
Misturar óleo no esmalte prejudica a unha? Mito, não prejudica, mas também não ajuda em nada. Você pode pingar algumas gotinhas de óleo de coco, banana, argan,… no esmalte, mas a única coisa que vai fazer é ajudar a diluir o esmalte, não vai hidratar, por exemplo.
Esmalte caro traz mais benefícios às unhas? Mito, você paga pela marca, e nem tanto pela qualidade do produto. Há marcas bem acessíveis com produtos ótimos. Mas vale atentar para os produtos que não causem alergias e tenham certificação da ANVISA, por esses sim, vale pagar um pouco mais.
Pessoas sensíveis devem evitar esmaltes cintilantes? Verdade. Pois são mais agressivos, tem agentes alergênicos, como mica, e/ou derivados de tolueno. Então evite.
See you!
Concordo em gênero, número e grau! rsrs Não fico sem esmalte de jeito nenhum, mas sempre é necessário alguns cuidados.
Bjs.
Olá Di,
Verdade, cuidando dá para usar sempre 🙂
See you!
Amei as dicas, e sou uma dessas pessoas que não vive sem esmalte e não consegue visitar uma farmacia sem comprar uma cor nova ! haahahaha
Beijo
http://www.maisfeminice.com.br
Olá Djessica,
Que bom que gostou, fico feliz em saber 🙂
Se you!