Mitos e verdades sobre a rinoplastia

A cirurgia plástica do nariz é uma das operações estéticas mais realizadas no Brasil e no mundo. A intervenção é a preferida entre os famosos. As atrizes Fernanda Souza, Claudia Raia, Xuxa, Eliana e Anitta estão entre as personalidades que já remodelaram o nariz.

A rinoplastia também é popular entre as celebridades internacionais. Angelina Jolie, Kim Kardashian, Katie Holmes, Halle Berry, Jennifer Aniston e Megan Fox já realizaram o procedimento. Engana-se quem acredita que a intervenção é exclusividade feminina. ZacEfron, Tom Cruise e Ozzy também já entraram na faca.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, SBCP, foram realizadas mais de 77 mil rinoplastias em 2013. A operação pode ser feita para fins funcionais e estéticos. Desvio de septo e apneia do sono estão entre as disfunções que podem ser corrigidas por meio da operação.

A seguir, conheça mitos e verdades sobre a cirurgia plástica do nariz:

mitos verdades rinoplastia
Foto: Reprodução

1 – A rinoplastia pode ser feita com anestesia geral ou local.

Verdade.Geralmente, a anestesia local é usada em conjunto com sedativos. Vale ressaltar que o paciente permanece acordado, mas não sente dores.

2 – A rinoplastia é dolorosa.

Mito. Tanto a cirurgia quanto o período pós-operatório são pouco dolorosos. Geralmente, o tratamento é feito com analgésicos.

3 – Após realizar a rinoplastia devo evitar o sol por um período de 30 a 45 dias.

Verdade. Tomar sol após a cirurgia pode piorar o edema e fixar manchas. As marcas da cirurgia desaparecem gradualmente, porém é fundamental seguir a orientação do cirurgião plástico.

mitos rinoplastia
Foto: Reprodução

4 – É fundamental usar o curativo no nariz por um mês após a operação.

Mito. O curativo é utilizado por sete dias.

5 – A alta hospitalar é concedida no dia seguinte após a cirurgia plástica.

Verdade. Se a rinoplastia for realizada no período da manhã o paciente pode ter alta no mesmo dia. Geralmente a liberação ocorrem em um período de 12 a 24 horas.

6 –Posso ter dificuldades para comer e respirar após rinoplastia

Verdade. Nos primeiros dias é possível sentir dificuldade para respirar, comer e dormir. Por isso, é fundamentalum acompanhamento profissional.

7- Os hematomas somem após a primeira semana.

Mito.O inchaço pode permanecer por até três semanas.

rinoplastia cirurgia
Foto: Reprodução

8- Posso escolher um formato idêntico a de um famoso

Mito. O cirurgião plástico irá levar em consideração a sua opinião e desejo. Porém, para escolher o formato ideal, o especialista irá analisar uma série de fatores, como tipo de pele, vias áreas e estrutura cartilaginosa.

As pessoas possuem medidas e características diferentes e o novo formato do nariz deve estar em harmonia com os traços da face. A mudança deve ser feita com consciência, por isso, é fundamental que o paciente tenha expectativas reais sobre o resultado da cirurgia plástica do nariz.

Post Colaborativo por Mário Farinazzo

nick

Já escreveu 1516 post nesse blog.

Publicitária por formação, criou esse blog com o intuito de compartilhar assuntos como moda, beleza, saúde, e tantos outros. Uma certeza: Todos temos algo para aprender e a ensinar.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)

Comentários

  1. Simone diz:

    E caso vc tenha cicatriz queloide? algum perigo?

    1. nick diz:

      Olá Simone,

      Você pode ver direto com o Dr. Mario http://www.mariofarinazzo.com.br/

      See you!

  2. Sempre tive (e tenho) vontade de fazer rinoplastia, mas falta tempo ($$$) sabe? rsrs
    Conheço pessoas que fizeram e reclamaram bastante de dor na região sim, mesmo usando analgésicos, mas creio que isso se dá tbm de pessoa para pessoa, né? Espero!
    Bjkas!

    1. nick diz:

      Olá Di,

      Creio que sim, como tudo, as vezes funciona com uns e com outros não. Bjim 🙂

      See you!

  3. Fabiana diz:

    Gostaria muito de fazer você teria um cirugião de são paulo pra induicar?

  4. Alexandre diz:

    Boa tarde. Fiz rinoplastia década de 80 e refiz na década de 90. Aconselho pois hj com certeza os métodos são muito melhores. Vc fica muito mais confiante em tudo. Isso que importa. A todos(as) q irão passar por isso, sucesso. Não tem essa de dor.
    Alexandre – BH – MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *