Mirtilo superalimento conheça os benefícios

Cuidar da alimentação é o primeiro passo para ter boa saúde e qualidade de vida e ingerir frutas e legumes diariamente contribuem muito para isso. Uma fruta que vêm chamando bastante a atenção devido a seus inúmeros benefícios é o mirtilo.

Mirtilo é uma fruta bem pequena bem parecida com um araça, no entanto com coloração azul e tamanho similar a uma uva, é cultivada originalmente na América do Norte, onde é conhecida também por blueberry.

O mirtilo é considerado um superalimento, pois além de ser uma fruta saborosa e poder ser consumida de diversas formas, “in natura”, em pratos doces, salgados, chá e também como salada – as folhas, é riquíssimo em diversas vitaminas e antioxidantes.

Entre as vitaminas encontradas nessa fruta estão a A, B, C e PP, além de potássio, cobre, ferro, zinco, magnésio, cálcio, manganês, pectina, fibras, tanino, ácidos cítricos, málico,… A fruta é rica ainda em polifenóis na casca e polpa e esses tem como objetivo proteger as paredes das células.

Já é considerado “fruto da juventude” por ser um dos alimentos mais ricos em antioxidantes – que combate os radicais livres retardando o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de algumas doenças – como os flavonoides, antocianidinas e resveratrol.

É ainda um poderoso aliado no combate a diabetes, pois tem baixo índice glicêmico, ajudando a regular o açúcar no sangue, no combate a doenças cardiovasculares por ser rica em resveratrol que previne processos oxidativos que podem formar aterosclerose – placas de gorduras nas artérias.

mirtilo beneficios

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Tem baixo valor calórico tornando-se uma aliada na perda de peso. Melhora a visão, coordenação motora, a memória e por ai vai… São inúmeros os benefícios e a cada dia novos estudos são realizados e novas descobertas surgem.

O mirtilo têm sabor levemente doce, ácido e amargo são frutos de um arbusto e crescem em cachos, lembra um pouco o pé de café, mas difere bastante devido a cor dos frutos, principalmente.

pe de mirtilo

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Pode ser encontrado para consumo in natura ou congelado – essa versão mantém os antioxidantes e pode ser consumida durante todo o ano. Entre as formas mais comuns de consumir o mirtilo é no desjejum com cereais ou salada de frutas, em sucos, vitaminas,  bolos, tortas, geléias, sorvetes, iogurtes,…

Bem, com certeza vai encontrar uma forma que te agrade. See you soon!

Fonte 1º imagem

nick

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Estudante de Comunicação Social, criou esse blog para compartilhar assuntos como moda, beleza, saúde, e tantos outros. Uma certeza: Todos temos algo para aprender e a ensinar.

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