Ler é um prazer – hábito da leitura

Ler é uma das atividades mais prazerosas da vida. Separei o post de hoje para compartilhar com você um hábito que trago desde a minha infância e que a cada dia pego mais gosto, a leitura.

Tudo começou por volta dos meus cinco anos quando a minha mãe começava a me ensinar a ler as primeiras palavras, e sempre dizia “lê tudo”, vai lendo as placas nas ruas, os letreiros, as embalagens de shampoo, assim você sempre saberá onde está e onde as coisas estão hehe.

Essa forma um tanto lúdica e diferente de me incentivar funcionou, e quando ingressei na escola (estudava em período integral) tinha hora que eu simplesmente não tinha mais vontade de ficar na sala, era sempre a mesma professora, ótima por sinal, e os mesmos colegas, e eu queria “respirar novos ares” e a minha fuga era para …. a biblioteca kk

Eu ficava lendo durante o intervalo e quando tinha que voltar para a sala eu me escondia, esperava a bibliotecária fechar a biblioteca e caminhar para a escola para eu voltar a minha mesa e continuar com as leituras, até que um dia a inspetora me descobriu no meio dos livros  e me mandou de volta pra sala :/

Essa descoberta das minhas fugas me impediu de continuar matando aulas, mas me abriu novas possibilidades, a de pegar livros emprestado para ler em casa, o que era mais prático e eu poderia ficar mais tempo me distraindo com os livros.

dicas para começar a ler

Imagem: Reprodução

Mas infelizmente, nem todos tem esse gosto por ler, na verdade acham que é uma tarefa cansativa e até chata, mas posso te afirmar com toda a propriedade, que, você só não encontrou o livro certo ainda, pois quando encontrar vai “viajar com ele”, descobrir um novo mundo, novas possibilidades.

Para facilitar o seu caminho e tornar essa busca pelo prazer no habito da leitura siga essas dicas: não leia por obrigação, ou só por obrigação. Busque temas que te atraiam, que capturem a sua atenção, que te faça vibrar e os olhos brilharem. Eu por exemplo, comecei com os gibis da turma da Mônica haha, achava eles incríveis, quando li todos que estavam disponíveis fui evoluindo para as leituras infantis, adolescentes (romances #quem nunca), jornais, científico, e por aí vai.

como aprender a gostar de ler

Imagem: Reprodução

Assim como todos os hábitos da vida, para ler também é interessante criar metas, por exemplo, ler 10 minutos por dia (é bem pouco vai), ou um livro por semana. Tem uns pequenos que você lê em menos de 1h, não tem desculpa rs.

Os grupos de leitura também são interessantíssimos. Crie um grupo com seus amigos, leiam o mesmo livro em um período determinado, depois se reúnem para discutir o assunto, é muito prazeroso e enriquecedor.

ler com amigos

Imagem: Reprodução

Não exagere na “dose”, não leia por períodos muito longos para não forçar os seus olhos, nem perder muita informação, nossa mente tem a “mania” de se distrair de tempos em tempos. Mesmo que o livro seja delicioso e que você não consiga desvencilhar seus olhos, pare a cada 30 min e olhe para longe, para descansar as vistas, beber uma água, e depois volta, com gás total ?

Procure ler em um ambiente confortável, numa posição agradável e com boa iluminação. Quanto mais confortável estiver para a leitura, mais agradável será, e mais irá absorver.

Seja um livro físico ou digital e-book, ler é sempre uma excelente pedida. Encontre livros com preços excelentes aqui

O Kindle é um maravilhoso companheiro de leitura e oferece descontos incríveis em uma imensidão de títulos e-books #soamo encontre aqui o seu Kindle ideal Boa leitura! Até+

nick

Já escreveu 1421 post nesse blog.

Publicitária por formação, criou esse blog com o intuito de compartilhar assuntos como moda, beleza, saúde, e tantos outros. Uma certeza: Todos temos algo para aprender e a ensinar.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)

nick

Publicitária por formação, criou esse blog com o intuito de compartilhar assuntos como moda, beleza, saúde, e tantos outros. Uma certeza: Todos temos algo para aprender e a ensinar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *