Lábios ressecados o que causa e como tratar

Os lábios é uma das partes mais atrativas, mas também uma das mais finas do corpo e por estar sempre exposta sofre com alguns fatores que causam ressecamento e rachaduras deixando a pele sensível e aparentemente mau tratada e porque não dizer: feia.

Entre os fatores que causam o ressecamento dos lábios estão as baixas temperaturas do ambiente – ar condicionado, frio, vento, clima seco – que podem agravar a situação, pois causam a obstrução nasal, reações alérgicas a batons, cremes dentais, alimentos ou bebidas, além do fumo – cigarros.

O ressecamento dos lábios incomodam pois causam desde um repuxamento da pele, a irritação, descamação, rachaduras e até dor local. E quando esses sintomas aparecem qual é a primeira coisa que se faz? Passar a língua, afinal os lábios precisam ser umidificados, mas esse é um ato completamente errado de se fazer.

Por mais que pareça interessante a ideia, umedecer os lábios com a língua pode e agrava o ressecamento, podendo favorecer ainda o surgimento de uma inflamação local, devido as enzimas existentes na saliva.

labios ressecados

Fonte imagem

Sendo assim, como fazer para manter os lábios hidratados e protegidos em todas as épocas? A primeira coisa a se fazer é ingerir muito líquido, não tem por onde fugir, se quer ter cabelos, pele, unhas, lábios, todo o corpo hidratado, tem que beber água, o ideal é 30 ml por kilo peso, ou a média de 2 a 2 1/2 por dia.

Alguns produtos hidrantes como batom sem saber, gloss, vaselina, aloé vera, pomadas de vitamina E, e o Bepantol Pomada que combate o ressecamento dura bastante tempo no lábio, sem cor ou cheiro, alguns batons já vêm com hidratantes em sua formulação e são ótimas opções.

aloe lips labios hidratados

Evite produtos aromatizados que podem fazer um trabalho oposto e causar ainda mais o ressecamento deixando os lábios mais ásperos. Algumas pessoas são alérgicas ao flúor – as vezes sem saber – o que pode causar além do ressecamento irritações no interior da boca, então evite.

Mantenha o ambiente de sua casa com bons níveis de umidade, os umidificadores são ótimos para isso, mas se não tem um, pode improvisar com um baldinho de água no canto da casa, aos poucos a água evapora deixando o ambiente mais úmido.

Quando for comprar um novo produto para os lábios, confira no rótulo os ingredientes e veja se tem algo que possa provocar o ressecamento. Prefira os que tem como base algum hidratante citado acima. Em caso de persistência do ressecamento ou rachadura, procure orientação de um dermatologista que poderá avaliar seu caso. See you soon!

Fonte 1º imagem

nick

Já escreveu 1227 post nesse blog.

Estudante de Comunicação Social, criou esse blog para compartilhar assuntos como moda, beleza, saúde, e tantos outros. Uma certeza: Todos temos algo para aprender e a ensinar.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +2 (from 2 votes)
Lábios ressecados o que causa e como tratar, 5.0 out of 5 based on 1 rating
loading...

nick

Estudante de Comunicação Social, criou esse blog para compartilhar assuntos como moda, beleza, saúde, e tantos outros. Uma certeza: Todos temos algo para aprender e a ensinar.

2 Resultados

  1. pedro disse:

    Ola boa noite gostaria de saber. Fsz mal beijar quando os labiis estao ressecados

    • nick disse:

      Olá Pedro,

      Se estiver muito ressecado e/ou machucado, pode ferir ainda mais e te deixar vulnerável à bactérias, e DSTs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *