Joanete o que causa como evitar e tratar

Joanete é uma deformidade ou desvio lateral acentuado do hallux varus ou dedão do pé, aquela ponta que incomoda por causar dor crônica.

O joanete acontece principalmente nas mulheres pelo uso de sapatos com salto e bico fino, o que faz com que todo o peso da pessoa fique na frente e laterais dos pés, enquanto os outros dedos ficam em forma de garras e o formato do calçado força a deformação.

Devido essa pressão causada pelo sapato nasce na cabeça do osso sob o dedão um pouco mais de osso e uma bolsa dolorosa com líquido em consequencia de uma inflamação.

Outro fator que sugere o aparecimento do joanete é a genética, mas essa não é tão comum, já que a cada 16  mulheres com o caso apenas 1 homem tem joanetes, o que evidencia que os sapatos realmente contribuem para sua formação. Doenças autoimunes como artrose e lúpus também podem causar joanetes.

Para evitar a formação de joanetes deve-se optar por sapatos confortáveis, com salto médio que deixe seu pé na posição 12h55, para que não fique reto, nem inclinado demais, dando conforto e distribuindo bem o peso por todo o pé.

Caso tenha que usar salto alto, mas também terá que caminhar bastante uma dica é ter consigo dois pares de sapato, um que te dê conforto para a caminhada e outro para o momento e local em que vai estar. Assim, poderá manter o conforto e elegância.

joanete como tratar

O uso de protetores é uma boa pedida quando o assunto é evitar o impacto causado pelas pisadas e pressão exercida sob os dedos e joanete.

Para tratar joanete as cirurgias tem se tornado menos invasivas o que garante mais rápida recuperação e melhores resultados. Para a realização da cirurgia é feita uma sedação e bloqueio local na região do pé e do tornozelo, sendo dispensável a anestesia geral.

A técnica usada para a retirada do joanete deve ser avaliada por um especialista de acordo com a necessidade de cada paciente. Depois de retirado o joanete, a pessoa têm que se resguardar (não usar salto ou bico fino), por 40 dias, assim o processo de recuperação é acelerado.

Fonte 1º imagem

nick

Já escreveu 1227 post nesse blog.

Estudante de Comunicação Social, criou esse blog para compartilhar assuntos como moda, beleza, saúde, e tantos outros. Uma certeza: Todos temos algo para aprender e a ensinar.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 3.0/5 (2 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +1 (from 1 vote)
Joanete o que causa como evitar e tratar, 3.0 out of 5 based on 2 ratings
loading...

nick

Estudante de Comunicação Social, criou esse blog para compartilhar assuntos como moda, beleza, saúde, e tantos outros. Uma certeza: Todos temos algo para aprender e a ensinar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *