Infecção urinária – sintomas e como evitar

A infecção urinária é uma patologia que afeta qualquer parte do aparelho urinário, desde os rins, a bexiga, até a uretra, pode afetar pessoas de ambos os sexos e de todas as idades, mas é mais comum em mulheres.

Evite segurar a urina por muito tempo, pois essa ação pode favorecer o surgimento de uma infecção urinária, isso porque, apesar das impurezas contidas na urina, ela faz a higienização do canal ao ser expelida levando consigo as bactérias que estavam na uretra e que poderiam causar a infecção.

As infecções urinárias não são transmissíveis. É possível senti-la após o ato sexual, devido o atrito que faz com que a subida de micro-organismos à bexiga sejam favorecidas. Esse risco pode é diminuído quando o mulher urina após o ato, pois elimina bactérias que estavam a caminho da bexiga.

Outro ponto a ser considerado é o momento da higienização que deve ser feito sempre de frente para trás, para não levar bactérias do ânus para o canal da vagina. O principal micro-organismo que causa a infecção urinária é uma bactéria encontrada na flora intestinal.

Se quer diminuir significativamente as chances de ter uma infecção urinário tem que ter como hábito de vida beber muito líquido, principalmente água, pois além de te manter hidratada o líquido ingerido te fará urinar mais vezes e consequentemente a limpeza do trato urinário será mais constante.

infecçao urinaria beber agua

Fonte imagem

Usar um sabonete íntimo é bom para a higienização, mas não diminui a possibilidade de ter uma infecção, o que te deixa protegida contra ela, é a quantidade de vezes com que a limpeza é feita, o sabonete sozinho não influencia nisso.

Entre os sintomas estão: dor e ardência ao urinar, dificuldade para iniciar a micção, urgência miccional, vontade de urinar muitas vezes ao dia e em pequenas quantidades, urina com mau odor e coloração alterada e em determinadas situações hematúria (urina com sangue).

Se sente um ou mais desses sintomas, procure orientação de um médio – ginecologista. Não tome remédios por conta própria.

Fonte 1º imagem

nick

Já escreveu 1227 post nesse blog.

Estudante de Comunicação Social, criou esse blog para compartilhar assuntos como moda, beleza, saúde, e tantos outros. Uma certeza: Todos temos algo para aprender e a ensinar.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)
loading...

nick

Estudante de Comunicação Social, criou esse blog para compartilhar assuntos como moda, beleza, saúde, e tantos outros. Uma certeza: Todos temos algo para aprender e a ensinar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *