Com as mudanças de estação, as temperaturas sobem, descem, e essas variações aumentam os problemas respiratórios e propiciam o surgimento de gripes, resfriados e infecções das vias aéreas.
Durante esse período de transição é preciso ficar atento as atividades físicas. Por mais que seja um rotina praticar exercícios, ao perceber que está com algum desses problemas, a indicação é suspender as atividades.
Isso porque, quando praticamos esportes/ginástica, ou nos esforçamos em demasia, tendemos a suar, o que favorece as infecções causadas por bactérias oportunistas, fazendo com que uma simples gripe se transforme em pneumonia, por exemplo, que são mais difíceis de serem tratadas.
Como as infecções virais como gripes e resfriados tem curto período de duração, em média 7 dias, o tratamento é mais fácil e sintomático, ou seja, buscam tratar os sintomas, como febre, dor, e coriza.

Por isso, a melhor dica ao perceber os sintomas, é repousar, manter uma alimentação balanceada, rica em frutas, legumes e vegetais, além de se manter hidratado. Para a hidratação, beba bastante líquido como água, sucos naturais, e os chás que além de serem deliciosos, trazem diversos benefícios.
Outra hora de dar um tempo nas atividades físicas é quando estiver com diarréia, ou “piriri”, como é comumente conhecido. Esse estado faz com que a pessoa perca muito líquido, e se os exercícios físicos forem mantidos, a possibilidade de uma desidratação aumenta significativamente.
Ao perceber a diarreia, hidrate-se também com soro, mesmo que beba apenas pequenas quantidades, essas serão fundamentais para que o organismo se recupere. Enquanto se cuida, poupe energia para não agravar a condição que está passando e atrasar a recuperação.
Assim que estiver recuperado, volte as suas atividades, mas com cautela, comece devagar e vá intensificando até voltar à sua rotina. As atividades físicas são muito importantes, mas antes de praticá-las é preciso estar saudável, para só reter os benefícios. See you!
Imagem Reprodução