Fazer exercício em jejum ou com o estômago cheio

Eis a questão? Essa é uma das dúvidas que rondam as cabeças dos iniciantes na prática de exercícios físicos e também de alguns veteranos, mas que não fizeram a aulinha como se deve.

Confesso que já me fiz essa pergunta algumas vezes e como sei que não sou a única e ter tal questão a ser resolvida, resolvi por um fim nas dúvidas e melhor trazer algumas dicas do que fazer nesse período antes, durante e depois.

Preparada? Então vamos lá. Para começar, respondendo a pergunta, não se deve fazer exercícios físicos em nenhuma das duas condições, ou seja, está proibido praticar atividades físicas em jejum e também de estômago cheio. Porque?

Bem, quando está de jejum, caso vá praticar alguma atividade que requeira esforço o riso de uma hipoglicemia é muito grande, o que não ajuda na queima de calorias e sim na perca de massa magra. Resumindo: perde músculos e não gorduras.

Quanto a se exercitar de estômago cheio os problemas podem ser ainda piores, pois pode causar enjôos, náuseas, mal-estar, dificulta a digestão, … ou seja, não terá benefícios e ainda um treino complicado.

Como fazer então? As atividades físicas devem ser feitas no mínimo duas horas após refeições completas – café da manhã, almoço ou jantar, para que parte desse alimento já tenha sido digerido e não atrapalhe suas sessões.

Mas depois de duas horas após as refeições já começamos a sentir um pouquinho de fome, certo? Então vale investir nos carboidratos e proteínas antes do treino.

comer antes de malhar

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Nos carboidratos por serem a principal fonte energética do organismo, o que permite um treino intenso e consistente, deixando longe o cansaço, a fadiga e os riscos de lesões. E quer saber o melhor, ainda evita a flacidez e perda de massa magra, apenas a gordura será eliminada.

Já as proteínas reparam as microlesões que podem ser provocadas pelo exercício e fornecem aminoácidos que colabora com o bom funcionamento do sistema imunológico. Juntos, os carboidratos e as proteínas formam um combo de nutrientes essencial.

o que comer antes de malhar

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E onde encontrar tais substâncias? Para potencializar seu treino consuma por volta de 30 minutos antes de iniciar a atividade física barras de cereal, iogurte, sucos de fruta ou frutas.

Caso queira se alimentar uma hora antes, opte por um lanche de pão integral com queijo branco, peito de peru, suco de fruta e/ou fruta.

Já depois das atividades físicas, se feitas na parte da manhã tenha um almoço reforçado, com direito ao arroz, feijão, carne, salada. A ingestão de cereais integrais, ricos em vitaminas e minerais e com uma boa quantidade de proteína é indispensável para repor as energias.

Alimentos antioxidantes, como frutas vermelhas e manga, neutralizam os radicais livres, que nos atletas são gerados num nível maior por causa do alto consumo de oxigênio.

Bem, espero que tenham gostado das dicas, então, nada de fazer exercícios em jejum ou de estômago cheio, certo. See you soon!

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nick

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Estudante de Comunicação Social, criou esse blog para compartilhar assuntos como moda, beleza, saúde, e tantos outros. Uma certeza: Todos temos algo para aprender e a ensinar.

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