A halitose ou como é mais comumente conhecida – mau hálito é uma forma que organismo tem e usa para nos mostrar que algo não está certo, que há um desequilíbrio, em seu funcionamento.
Fonte imagem
O mau hálito tem origem bucal em 90 a 95% dos casos, mas de 5 a 10% deles são causados por outros problemas – de origem extra bucal.
Doenças como gastrite por Helicobacter pylori e refluxo gastroesofágico podem gerar mau hálito, por facilitarem o retardo no esvaziamento dos alimentos do estômago, que passam por fermentação e por bactérias, liberando odores desagradáveis.
A Helicobacter pylori é uma bactéria com capacidade de sobreviver dentro do estômago que é extremamente ácido, com um pH inferior a 4. O contágio pode ocorrer através de contato com vômito ou fezes de uma pessoa contaminada.
Fonte imagem
A pessoa que tem essa bactéria pode desenvolver facilmente as seguintes doenças: gastrite, duodenite – inflamação do duodeno, úlcera do duodeno, úlcera do estômago, câncer do estômago,…
São sintomas: dor ou desconforto, normalmente com queimação na parte superior do abdômen, sensação de inchaço e sensação rápida de saciedade.
Já o Refluxo gastroesofágico caracteriza-se pelo retorno do conteúdo do estômago para o esôfago e em direção à boca, causando dor e inflamação. Os principais sintomas são: azia e sensação de regurgitação.
Fonte imagem
Geralmente quem sofre com mau hálito não percebe, então caso tenha algum dos sintomas citados à cima e tenha dúvidas se tem ou não halitose, pergunte a uma pessoa de confiança, e procure um especialista para avaliar seu caso.
O médico que cuida dessa área é o Gastroenterologista.