Nem todo mundo nasce com os cabelos lisinhos por natureza, na verdade, as brasileiras em sua maioria tem os fios de ondulados a cacheados e por mais bonitos que sejam, sempre estão querendo mudar, se é liso querem cachos e se tem cachos querem alisar – coisa de mulher :).
E para ter esses resultados a chapinha é uma aliada se usada corretamente, caso contrário pode danificar, queimar, desidratar, quebrar, enfim, detonar geral os fios, e isso – falo em nome de todas – não queremos.
Então, como usar a chapinha corretamente sem agredir os fios? Não causar nenhum dano aos fios é algo impossível, já que as altas temperaturas tendem a danificá-los, mas é possível sim, minimizar e muito os estragos causados por esse aparelho.
Antes de qualquer coisa é bom ter em mente que NUNCA se deve passar a chapinha nos fios molhados, isso porque, você irá cozinhar – literalmente seus fios, os danos são visíveis em pouquíssimo tempo e super difícil de ser revertido, ou seja, terá que encarar logo a dupla, pente e tesoura.
Antes de passar a chapinha os cabelos devem estar protegidos com um bom protetor térmico, de preferência os que tenham em sua formulação ativos quaternizados ou catiônicos, que envolvem os fios completamente isolando o calor da prancha.
Se você pensa que colocar sua chapinha na temperatura máxima te dará melhores resultados, pois irá terminar mais rápido, esqueça, pois quando a temperatura passa dos 180 graus pode de fato queimar seus cabelos, fazendo-os perder água, queratina e lipídeos, deixando seus fios desbotados, ressecados e sem brilho.
Caso sua prancha não tenha o marcador de temperatura, deixe o botão de regulagem um pouco acima da metade.
Fonte imagem
Como disse anteriormente nós brasileiras temos na grande maioria os fios ondulados e essa ondulação deve ser previamente retirada com a escova e secador em uma pré-escova, antes do uso da prancha, deixando a chapinha apenas para a finalização do processo, para o acabamento.
Na hora de passar a prancha nunca deixe a chapinha parada sobre os fios, assim que fechá-la já deslize até a ponta, para evitar queimar uma região danificando ainda mais os fios.
Para evitar que as pontas fiquem espigadas e o efeito artificial, ao chegar no final dos fios, dê uma leve virada nos fios com a chapinha para dentro, ou seja, em direção ao pescoço.
É isso meninas, espero que tenham gostado das dicas, são úteis e funcionais, assim podem tirar o melhor proveito do equipamento deixando suas madeixas maravilhosas e protegidas. See you soon!
Fonte 1º imagem
Adorei as dicas, estão de parabéns, gostei muito.
Olá Daniella,
Obrigada linda, bjim 🙂