Dicas para se manter saudável e magra

O Brasil está dia a dia aumentando seu peso, praticamente metade da população sofre com o sobrepeso, conforme pesquisas divulgadas pelo Ministério da Saúde, dois fatores são determinantes nessa realidade, a má alimentação e o sedentarismo.

Combater a obesidade é algo extremamente importante, e isso só é possível quando a pessoa decide mudar, dar um novo rumo à sua realidade, e isso requer atitude. Nesse post separei algumas dicas que ajudam recuperar a boa forma e/ou manter o peso ideal.

Quando o assunto é emagrecer, logo vem em mente: tenho que passar fome para isso. Bem a realidade é justamente outra. Para perder peso é preciso evitar sentir fome. Explico. Quando a pessoa se alimenta regularmente a cada três horas, o metabolismo é acelerado, pois o organismo entende que logo terá que trabalhar digerindo novos alimentos, assim queima rapidamente as calorias.

No contrário, quando a pessoa fica muitas horas sem se alimentar, o organismo não tem noção de quando vai receber o alimento novamente, e com isso armazena propositalmente gordura, para se manter “saudável”. Por passar um longo período sem se alimentar, a pessoa sente muita fome, e ao comer, vai passar dos limites (ingerindo mais do que precisa), e isso acarreta em mais gorduras.

A dica é: não pule nenhuma refeição, alimente-se a cada três ou no máximo quatro horas, entre as principais refeições (café da manhã, almoço e jantar), coma frutas frescas, e alimentos saudáveis. Uma barrinha de cereal,…

emagrecer comendo

Evite alimentos como frituras e doces, essas apesar de apresentar um sabor agradável, não é saudável. Isso não significa que não possa comer nunca. Deixe eles para os dias de dieta lixo (aquele que vale tudo, mas que seja duas ou três vezes ao mês). Prefira sempre os alimentos cozidos, grelhados ou assados.

frituras engordam

As carnes vermelhas apesar de serem ricas em proteínas, são ricas também em gorduras, mesmo que não consigamos ver facilmente, a gordura está entre as fibras e é difícil/impossível não consumir. Sendo assim, consuma de duas a três vezes por semanas, e intercale com frango e peixes sempre que possível. Lembrando de remover toda a pele e gorduras destes também.

alimentos saudaveis

Os alimentos fibrosos são excelentes na combate a obesidade, pois ajudam a melhorar o funcionamento do intestino e reduzem o colesterol no sangue. Inclua nessa lista também os legumes, vegetais, que devem estar ser ingeridos pelo menos duas vezes ao dia.

Preste bastante a atenção na quantidade de sódio que ingere diariamente. Alimentos como azeitona, enlatados, os sucos industrializados, temperos prontos,… são ricos em sódio e esse elemento, além de prejudicar a pressão arterial, podendo levar a hipertensão, ainda contribui muito com a retenção de líquidos. Então, evite.

Beber água é fundamental, uma curiosidade é que a água sacia, por incrível que pareça, quando bebemos bastante água, (o ideal é de 2 a 3 litros por dia) nossa fome é significativamente diminuída. Além do mais, a água só trás benefícios, melhora o aspecto da pele, cabelos, unhas,… nos mantém hidratados e saudáveis.

beneficios de beber agua

Imagem Reprodução

E para finalizar, pratique alguma atividade física. O sedentarismo deve ser combatido, então escolha uma atividade que lhe proporcione prazer, isso vai facilitar muito as coisas, e pratique pelo menos trinta minutos três vezes por semana, vai ver que logo estará percebendo grandes resultados.

Além da perda de peso, a melhora na sua saúde. Então, ande, corra, pedale, nade, dance, faça o que te faz feliz, mas mexa-se. See you soon!

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nick

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Estudante de Comunicação Social, criou esse blog para compartilhar assuntos como moda, beleza, saúde, e tantos outros. Uma certeza: Todos temos algo para aprender e a ensinar.

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  1. Excelentes dicas de emagrecimento, saúde e qualidade de vida. Muito obrigada por partilhar conosco. Um grande abraço e que DEUS lhe abençoe!

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