Cuidados com a higiene íntima

Uma boa higiene pessoal nos garante melhora na saúde e qualidade de vida, por isso é comum cuidar bem dos dentes, tomar banhos diários, lavar os cabelos, cuidar dos pés,… e a região íntima, como cuidar da limpeza dessa área?

A limpeza dessa região deve ser tão bem feita quanto as outras para evitar odores, infecções e proliferação de fungos, principalmente nas mulheres por ser essa parte do corpo mais recolhida – escondidinha.

Tudo demais não é bom, o excesso ou a pouca higienização também faz mal, assim como o uso de produtos impróprios que podem alterar as defesas locais, deixando o ambiente vulnerável a germes como clamídia – responsável por infecções pélvicas – que compromete a fertilidade.

Vamos a algumas curiosidades sobre os Cuidados com a higiene íntima; já deve ter pensado me cuide desde pequena, será que terá novidades? Vejamos. A limpeza deve ser feita com água e sabonete neutro – ou de glicerina – para evitar a proliferação de fungos e bactérias, que podem causar coceiras, irritações e corrimento. Deve ser feito sempre com delicadeza para não ferir a região.

sabonete para higiene intima

Fonte imagem

Tendo em mente não ferir, jamais esfregue a vulva com esponja, toalhinhas ou outros acessórios de banho. Não compartilhe sabonete em barra, prefira os líquidos, pois os em barra são mais alcalinos, ou seja, ruim para a flora vaginal. O sabonete íntimo também não deve ser usado diariamente, salvo quando recomendado por um médico – ginecologista.

Evite o uso de papel higiênico colorido ou cheiroso, pois os produtos usados para a coloração ou perfume podem causar ardência, coceira, fissuras externas, dor ao urinar e no momento do ato sexual. Já os lenços umedecidos são bem vindos, na falta de tempo para uma  higienização adequada.

Ao se lavar, não se preocupe em limpar o canal vaginal, ele é naturalmente úmido o que impede o acumulo de sujeira, se usar jatos de água e sabonetes nessa região pode eliminar a proteção natural, tornando mais fácil o desenvolvimento da candidíase, sendo assim, limpeza apenas externa – vulva.

Mantenha a região bem ventilada, para isso use saias e vestidos, que impedem a aquecimento e umidade excessiva. Dormir sem calcinha também é uma boa pedida, mas como nem todas conseguem, opte por usar calcinhas de algodão, que são ótimas para a evaporação do suor – te mantém sequinha.

calcinha nao marca

Fonte imagem

Urinar após o ato sexual ajuda a limpar o canal da uretra, isso evita possíveis contaminações, por conta da proximidade do ânus. Quando menstruada, troque o absorvente de hora em hora, caso seu fluxo seja pouco, na máximo de quatro em quatro horas. See you soon!

Fonte 1º imagem

nick

Já escreveu 1227 post nesse blog.

Estudante de Comunicação Social, criou esse blog para compartilhar assuntos como moda, beleza, saúde, e tantos outros. Uma certeza: Todos temos algo para aprender e a ensinar.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)
loading...

nick

Estudante de Comunicação Social, criou esse blog para compartilhar assuntos como moda, beleza, saúde, e tantos outros. Uma certeza: Todos temos algo para aprender e a ensinar.

2 Resultados

  1. GardinoArtes disse:

    Valeu pelas dicas! Muito bom mesmo….

    • nick disse:

      São cuidados importantes que devem ser levados a sério. Que bom que gostou fico feliz em saber.
      Obrigada pela visita, volte sempre.
      See you soon!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *