Que roer as unhas é uma mania bem feinha todas sabemos, mas quem tem o hábito sabe também o quão difícil é perdê-lo, até porque, basta bater uma ansiedade, um nervosinho e as unhas vão direto para a boca, e quando menos se espera, já estão doendo de tão curtinhas.
Essa mau hábito é bem perigoso, pois tira toda a proteção da unha, pois por vezes, ao roer as unhas, se arranca também a cutícula de forma errada, o que causa uma ferida, as vezes sangramento e a porta de entrada de fungos e bactérias é escancarada, o que aumenta a possibilidade de uma infecção.
É possível evitar e até eliminar esse mau hábito, mas como em todos os vícios algumas dificuldades podem surgir, mas com boa vontade podem ser superadas. Quer saber dicas, então vamos à elas:
Faça da lixa a sua melhor amiga, ande sempre com uma na bolsa, assim caso sua unha, trinque, solte uma lasquinha ou fique arranhando, com uma lixadinha vai resolver e tirar sua vontade de ficar roendo para tirar a pontinha que arranha e agarra na roupa.
Manter as unhas bem cortadas é outra dica bem legal, pois se estiver pequena, a vontade de roer será menor. Uma dica muito interessante para homens e mulheres com esse hábito é usar base amarga. Elas deixam as unhas mais lisas e difíceis de o dedo morder, e quando você põe a unha na boca, o gosto amargo já te faz afastar rapidamente.
As unhas postiças também são uma boa pedida, pois mantém as unhas originais protegidas e longe dos dentes, mas essas só devem ser usadas de vez em quando, pois o uso constante pode enfraquecer as unhas originais fazendo com que comecem a descamar.
Roer as unhas é um hábito ruim ligado diretamente ao psicológico, é como uma válvula de escape contra a ansiedade, o medo, e outros sentimentos, assim, caso não consiga se livrar sozinha desse problema com as dicas sugeridas, procure a ajuda de um especialista que irá descobrir com você a causa e indicar o melhor tratamento. See you soon!
Imagem Reprodução
Como parar de roer unhas,