A cauterização é indicada principalmente para cabelos que tenham passado por descoloração e estão extremamente ressecados, desidratados e sem vida, por ser bem invasivo e forte quando feito em cabelos saudáveis pode fazer um estrago nos fios, pois o efeito é reverso.
Tendo já aberto o jogo, se você tem química no cabelo e ele está bem detonado a cauterização é uma ótima opção para devolver aos seus fios saúde e vida, mas deve ser feita com cautela, a indicação é uma vez a cada dois meses.
A cauterização é a reposição de queratina, que normalmente é perdida quando os cabelos passam pelo processo de clareamento, pois nesse processo as cutículas são abertas, e os fios ficam fracos e quebradiços.
Como saber se meu cabelo precisa de uma cauterização? Quando os cabelos recebem uma hidratação e depois da primeira lavagem já mostra ressecamento, precisa de uma cauterização, pois as cutículas estão muito abertas e não seguram o produto – não retém a hidratação.
É possível fazer uma cauterização em casa? Sim e é bem simples. Então, sem perda de tempo vamos ao passo a passo da cauterização. Anote o que vai precisar: xampu anti-resíduo, creme de hidratação, ampola de hidratação (recomendo semi di lino da Alfaparth, ou 1 colher de Bepantol derma) e queratina líquida.
Imagem divulgação
Para começar lave os cabelos duas vezes com o xampu anti-resíduo, mas atenção, ao fazer isso, seja delicada, não esfregue os fios, pois esse xampu age abrindo as cutículas, então se forçar ou amassar muito os fios pode danificá-los, lave a partir da raiz trazendo o produto para as pontas.
Retire o excesso de água com uma toalha. Em um recipiente coloque uma quantidade generosa de creme, suficiente para cobrir todos os fios (de preferência na cor branca), e a ampola ou Bepantol, misture, fazendo com que os produtos se unam por completo e aplique nos fios – comprimento e pontas, caprichando nas pontas. Espere por 15 minutos e enxague, apenas com água, seque com uma toalha.
Fonte imagem
A queratina pode ser comprada pura ou diluída, quando pura deve ser diluída em água ou defrizzante, depois borrifado nos fios em mechas bem finas. Feito isso, seque com secador e chape os fios em mechas finas, pelo menos cinco vezes cada mecha e prontinho.
Imagem divulgação
Obs: Os cabelos devem ser lavados apenas dois dias depois de feita a cauterização. P.S: É normal que os cabelos fiquem um pouco duros e áspero, mas após a primeira lavagem, o resultado é incrível.
Fonte imagem
Dica: Faça durante a semana, ou em dia que não terá uma festa ou compromisso, até pelo fato de o cabelo ficar um pouco estanho de início, ok e em caso de dúvidas se seu cabelo precisa ou não da cauterização, pergunte a um profissional, ou fique apenas na primeira parte do processo, a hidratação, que já oferece excelente resultado. See you soon!
Fonte 1º imagem