Como evitar a irritação e alergia dos olhos

O inverno é uma delícia de estação, onde as temperaturas ficam mais amenas, mas com elas também caem a umidade do ar, e aí entra em questão um problema que atormenta muita gente, as alergias oculares, ou irritações nos olhos.

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) aponta que a alergia ocular atinge em média 20% da população do País, e as ocorrências aumentam nesse período do ano. Sendo a principal forma apresentada, a conjuntivite alérgica, que vem acompanhada de sintomas como coceira, vermelhidão, inchaço, desconforto, maior sensibilidade a luz, entre outros.

Um alerta é que esses sintomas também ocorrem em outras situações, como na conjuntivite viral e/ou a bacteriana. Um especialista será capaz de diagnosticar e indicar o tratamento ideal. Mas o que fazer para evitar a irritação e alergia dos olhos?

soro fisiologico no olho

Imagem: Reprodução

Em casa, alguns cuidados básicos criam barreiras que impedem ou diminuem as chances de se desenvolver o problema, um dos mais importantes é manter a casa bem arejada. Para isso, sempre que possível deixe portas e janelas abertas, para que o ar circule e o sol possa entrar em casa. Isso afasta os ácaros.

Trocar de uma a duas vezes por semana os lençóis e fronhas, para evitar a proliferação de fungos e bactérias. Se possível usar encapar colchões e travesseiros com material impermeável, e deixá-los ao sol sempre que possível.

Evite objetos que acumulam poeira, como tapetes, cortinas, bichos de pelúcia entre outros. Eles são acumuladores de poeira, e por não serem higienizados com muita frequência, acabam por se tornar um depósito de ácaros.

Na hora de tirar a poeira, opte pelos panos úmidos que removem a sujeira, ao contrário dos paninhos secos e espanadores que só espalham a poeira que em seguida volta a “assentar”.

Mesmo no frio, é bom manter em dia (semanalmente) a higienização do ar condicionado.

Ao perceber a menor irritação nos olhos ou qualquer outro dos sintomas citados anteriormente, procure um profissional oftalmologista de sua confiança.

Quando é apenas uma leve irritação, lavar os olhos com soro fisiológico alivia e refresca a visão, nesse vídeo falo um pouco mais sobre essa e outras formas de usar o soro fisiológico em prol da beleza e do bem estar. Até+

nick

Já escreveu 1410 post nesse blog.

Publicitária por formação, criou esse blog com o intuito de compartilhar assuntos como moda, beleza, saúde, e tantos outros. Uma certeza: Todos temos algo para aprender e a ensinar.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)

nick

Publicitária por formação, criou esse blog com o intuito de compartilhar assuntos como moda, beleza, saúde, e tantos outros. Uma certeza: Todos temos algo para aprender e a ensinar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *