Como escolher sapato que não prejudica o corpo

Amamos sapatos, fato, mas muitos deles prejudicam a saúde do corpo, as articulações, causam calos, bolhas, esporões e tantos outros problemas, mas como escolher um que nos deixem livres desses incômodos sem perder a elegância?

Essa não é tarefa das mais fáceis, mas também não é impossível, mas antes das dicas, vamos ver quais sapatos são mais prejudiciais e o que exatamente causam.

Os sapatos de salto alto, bem alto, são disparado os preferidos do público feminino, isso porque agrega ao look elegância e sofisticação, mas é também um dos que mais prejudicam o corpo, pois podem danificar a coluna, causando dores nas costas, dor nos joelhos, no tornozelo, nos quadris.

Quando se usa esse tipo de salto, o peso do corpo fica no antepé, e isso pode ocasionar os temíveis joanetes, calos e bolhas.

Se esse salto além de alto for fino, os danos podem ser ainda maiores, pois a caminhada perde a estabilidade, requerendo muito mais equilíbrio de quem usa, aumentando as chances de desenvolver os problemas do salto, mas com  o agravante de um possível entorse dos joelhos e tornozelos.

O salto meia pata não fica atrás, e pode ser considerado uma das piores opções, pois acumula todos os malefícios dos sapatos com salto alto e fino em um só modelo, ou seja, é instável aumentando o risco de lesões tanto na coluna, joelhos e tornozelos.

meia pata 2015

Imagem Reprodução

E os scarpins? Bem, eles são lindos, um dos preferidos de todas, principalmente os de bico fino, né, pois é, é chique, elegante, mas também causam um grande “estrago” aos pés. Por pressionar demais os dedos, esses sapatos não permitem que eles se movimentem, causando uma deformidade nos pés, além de calos e bolhas.

scarpin preto

Imagem Reprodução

E os sapatos baixos, como ficam, nessa estória toda? Bem, eles também podem causar prejuízos à saúde do corpo. As sapatilhas, por exemplo, mesmo com a fama de super confortável, não costumam ter  um sistema de amortecimento, isso significa que aumenta o impacto do caminhar, e  isso prejudica diretamente as cartilagens do quadril, joelhos, coluna e tornozelos.

como escolher sapatilha

Imagem Reprodução

As rasteirinhas, entram nessa mesma ordem de sapatos baixos que causam problemas com o passar do tempo.

tendencia rasteirinhas

Imagem Reprodução

Como pudemos ver até aqui, basicamente todos os nossos sapatos preferidos causam algum tipo de prejuízo à saúde do corpo, mas isso não significa que não podemos usá-los, mas com cautela para evitar possíveis transtornos, agora, vamos as dicas:

O ideal é diminuir o tamanho dos saltos durante a semana, e preferir os mais larguinhos, lembrando que os saltos médios e grossos estão super em alta, com eles é possível ficar na moda e o corpo descansado.

sapato ideal

Imagem Reprodução

Os saltos mais alto, com bico fino e tudo mais, devem ficar reservados para ocasiões especiais. Afinal, quanto menos forem usados, menos serão os danos. Já os sapatos de bico fino devem ser substituídos por um bico mais larguinho, principalmente se tiver tendência ao joanete.

Para usar as sapatilhas e rasteirinhas sem causar prejuízos à saúde do corpo, a dica é usar com uma palmilha de silicone ou espuma, e dê preferência ainda as que tem um saltinho de 1 a 3 cm. See you soon!

nick

Já escreveu 1421 post nesse blog.

Publicitária por formação, criou esse blog com o intuito de compartilhar assuntos como moda, beleza, saúde, e tantos outros. Uma certeza: Todos temos algo para aprender e a ensinar.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +1 (from 1 vote)
Como escolher sapato que não prejudica o corpo, 5.0 out of 5 based on 1 rating

nick

Publicitária por formação, criou esse blog com o intuito de compartilhar assuntos como moda, beleza, saúde, e tantos outros. Uma certeza: Todos temos algo para aprender e a ensinar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *