Depois de um longo dia de trabalho é comum percebermos um inchaço nas pernas, que pode ser causado pelo simples fato de ficar muito tempo na mesma posição – sentado ou em pé, por pouco consumo de água ou muito consumo de sal, que causa a retenção de líquidos.
A retenção de líquidos é um edema ou inchaço que se resulta de um extravasamento de líquido – pobre em proteínas do sangue – que sai dos vasos sanguineos indo para o tecido subcutâneo, deixando à pele inchada e brilhante.
Para combater o retenção de líquidos é necessário consumir uma boa quantidade de água por dia, o ideal é 30ml por kilo peso, e diminuir a quantidade de sal. Use outros temperos que realçam o sabor dos alimentos e sal.
Fonte imagem
Mas se mesmo assim o problema não for resolvido, a dica é inserir em sua dieta alimentos ricos em potássio, que ajudam a muito no combate à retenção de líquidos.
Entre os alimentos ricos em potássio estão: molho de tomate, frutos do mar como salmão e mariscos, iogurte, abacate, uvas passas, batata, folhas verdes, feijões, abóbora, ameixa, damascos secos, mamão, melão, água de coco, laranja, lentilha…
Fonte imagem
A banana abundante no Brasil tem uma reputação impecável pois é ótima na reposição natural de energia, substituta de isotônicos e fonte de potássio.
Esse são alguns dos alimentos que previnem contra o acúmulo de líquidos no organismo, como percebeu têm para todos os gostos, sendo assim, não têm motivos para ficar retendo líquidos ai. A retenção de líquidos pode fazer com que os ponteiros da balança subam em até dois quilos – pode ser aqueles dois que você sempre quis perder.
Fonte imagem
Sendo assim, alimente-se bem, tenha sempre frutas e verduras em seu cardápio diário, pois isso, além de diminuir as possibilidades de você ter uma retenção de líquidos ainda vai estar aumentando a sua saúde, e como diria Paulo cintura (escolhinha do professor Raimundo) “saúde é o que interessa”. Vamos cuidar da nossa!
Fonte 1º imagem