Ronco, esse é um problema que muitos sofrem (três em cada dez brasileiros) tanto quem ronca quanto quem convive com a pessoa, o barulho incomoda muito, por vezes atrapalhando o sono dos próximos e até de quem está a roncar.
Quando dormimos nossos músculos se relaxam induzindo a abertura involuntária da boca – já acordou e percebeu que estava com a boca aberta? – com esse repouso é diminuído o gasto energético e do oxigênio o que pode levar a síndrome da apneia do sono – diminuição do oxigênio – como se a pessoa sufocasse por alguns instantes e consequentemente ao ronco.
Quem ronca normalmente sente cansaço ao acordar, dor de cabeça, se irrita facilmente com coisas cotidianas, tem sonolência diurna e alterações cardíacas. É um problema que atinge em média 109% das mulheres e 30% dos homens, sendo mais comum em homens acima do peso ou idosos, mulheres na menopausa, crianças e adultos alérgicos ou com problemas na arcada dentária.
Fonte imagem
O ronco já está associado ao diversas separações de casais, esse é mais um motivo para saber quais as causas e como tratar o problema. Entre os fatores mais comuns associados ao ronco estão:
O excesso de peso, principalmente na região do pescoço que prejudica a passagem de ar, devido ao estreitamento da faringe. A apneia do sono como já descritos acima – que interrompe a respiração estreitando as vias aéreas. Dormir de barriga para cima é a pior posição para a pessoa que ronca, pois essa diminui ainda mais o estreitamente da passagem de ar, o ideal é que se durma de bruços ou de lado.
Fique atento ainda se tem alguma alergia respiratória que cause o entupimento do nariz, como rinite alérgica, por exemplo.
Fato é que roncar não é normal, apensar de comum, o ronco é causado por inúmeras razões como algumas especificadas, e deve ser tratado para melhorar a qualidade de vida da pessoa e dos que convivem com ele (a).
Se você ronca ou mesmo convive com alguém que sofre com isso, procure o quanto antes a ajuda de um especialista – otorrinolaringologista – que poderá descobrir junto com o paciente a causa e como tratar. See you soon!
Fonte 1º imagem