Saúde

Carboidratos – Qual a importância?

Os Carboidratos são muito importantes em nossa vida, pois trata-se da principal fonte de energia para o nosso corpo. Viver está ligado, diretamente, aos carboidratos. E para uma dieta de qualidade e com resultados que sejam bons para a nossa saúde o carboidrato executa um papel fundamental. Vamos ver como eles funcionam e quais são seus benefícios?

Características Carboidratos

Para entender a importância dos carboidratos é importante que conheçamos bem as suas características. Listamos algumas 4 delas que julgamos importantes. Veja:

  • Os carboidratos são vitais para a vida das moléculas orgânicas;
  • Eles são compostos de carbono, oxigênio e hidrogênio;
  • Os carboidratos são solúveis em água;
  • Possuem energia armazenada.

Essas características atribuídas aos carboidratos são revertidas em benefícios para o nosso corpo, pois o que eles produzem contribui significativamente para nossa sobrevivência.

A Divisão dos Carboidratos

Os carboidratos são divididos, basicamente, em dois grupos:

alimentos ricos carboidrato

Carboidratos complexos: eles têm como característica o fato de serem absorvidos lentamente pelo nosso organismo. A estrutura molecular é complexa (vem daí o nome) e por essa razão libera energia aos poucos. Os níveis de glicose aumentam de uma forma leve e gradativa após a ingestão. Alguns exemplos de carboidratos complexos são: Arroz, aveia, pão, batata e massas em geral.

Carboidratos simples: o organismo absorve muito mais rápido – quase que instantaneamente – pois sua estrutura molecular é muito mais simples. Os níveis de glicose na corrente sanguínea aumentam logo que o carboidrato simples é ingerido. Exemplos de carboidratos simples são: Mel, açúcares, leite, frutas e vegetais.

Por que eles os carboidratos são importantes numa dieta?

Você encontra muitas dietas que colocam como condição de sucesso a retirada dos carboidratos da rotina alimentar por um tempo. São as dietas “Zero Carbo”. Mas, depois de tudo isso que apresentamos, deu para notar que essas dietas não são recomendadas. O carboidrato tem um papel muito importante para a nossa saúde para ser deixado de lado, por mais que seja por apenas um período determinado.

Uma das principais funções do carboidrato é nos fornecer a energia para a manutenção do corpo e não podemos, em hipótese alguma, atribuir essa responsabilidade para outro grupo, como as proteínas, por exemplo, pois elas possuem suas funções específicas.

porque comer carboidrato

É claro que uma dieta balanceada pede uma diminuição geral daquilo que é ingerido, sendo assim, você comerá àquilo que seu organismo necessita, e nada mais. E nesse momento é importante que você tenha controle dos carboidratos que são ingeridos. Dê preferência para os do tipo complexo, pois a absorção é mais lenta e eles proporcionam uma saciedade mais longa, evitando que você sinta fome antes da hora indicada.

Mas cada organismo responde de um jeito e você precisa entender como o seu funciona. Para detalhar melhor a forma correta para se alimentar, indicamos que você procure uma nutricionista, pois ela é a profissional preparada para indicar a melhor dieta e como o carboidrato participará da sua rotina alimentar. O acompanhamento com um médico (endocrinologista) também pode ajudar. Há suplementos e remédios manipulados que podem compor a dieta de forma a aumentar os ganhos.

Matéria e imagens enviados por: Joana Marques

nick

Já escreveu 1516 post nesse blog.

Publicitária por formação, criou esse blog com o intuito de compartilhar assuntos como moda, beleza, saúde, e tantos outros. Uma certeza: Todos temos algo para aprender e a ensinar.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *