Café conheça seus benefícios e malefícios

Esse pretinho está na mesa de todos mesmo os que não apreciam seu sabor, sentem-se atraídos pelo cheiro que é capaz de ser sentido a longas distâncias.

O café têm em sua composição além da cafeína, potássio, zinco, ferro, magnésio, aminoácidos, proteínas, lipídios, além de açúcares e polissacarídeos. Alguns desses componentes são destruídos por completo quando os grãos são torrados excessivamente.

A bebida, também conhecida por muitos como “um santo remédio“, por ser capaz de aliviar dores de cabeça, ajudar no alívio de dores musculares, memória e na prevenção de cânceres de pele e fígado, além de dar uma energizada – mandando o sono para longe.

O café deve ser consumido em quantidades moderadas de 200 a 300 mg/dia. Se consumido em quantidade indicada pode garantir benefícios além dos acima citados, melhor rendimento físico e intelectual, melhora nas funções cognitivas como memória, linguagem, capacidade de aprendizado, e até na prevenção ao Mal de Alzheimer.

Ainda sobre os pontos positivos do café, nele existe ácidos clorogênicos, responsável por grande parte de sua atividade antioxidante, antibacteriana, antiviral e antihipertensiva.

Mas, como nem tudo são flores, a médio e longo prazo é possível perceber alguns malefícios – quando as doses são excessivas, superiores a  600mg/dia -, entre eles estão a ansiedade, nervosismo, tremores musculares, taquicardia, zumbido, confusão mental, gastrite, insônia e má qualidade do sono, refluxo gastroesofágico, alterações vocais e laríngeas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Fonte imagem

A bebida é altamente viciante, pelo fato de ser riquíssima em cafeína e deve ser consumida com cuidado para que se tire apenas os benefícios, que são muitos. Caso você já tenha se rendido por completo à bebida e ela já é um vício para você, do tipo, se não tomar sente dores de cabeça,… é hora de repensar e tentar regredir a quantidade ingerida diariamente.

Como se livrar de qualquer vício não é tarefa fácil, desse também não é, sendo assim, não tente parar de uma só vez, subitamente, pois seu corpo pode reagir a isso sentindo a necessidade dele e dando sinais da abstinência com náuseas, vômitos, cefaléia e até depressão. Então diminua aos poucos.

Dicas: evite tomar café depois do almoço, pois a cafeína pode anular a vitamina C e o Ferro contidos em sua alimentação. Deixe para bebê-lo uma hora em média após as refeições. See you soon!

Fonte 1º imagem

nick

Já escreveu 1226 post nesse blog.

Estudante de Comunicação Social, criou esse blog para compartilhar assuntos como moda, beleza, saúde, e tantos outros. Uma certeza: Todos temos algo para aprender e a ensinar.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)
loading...

nick

Estudante de Comunicação Social, criou esse blog para compartilhar assuntos como moda, beleza, saúde, e tantos outros. Uma certeza: Todos temos algo para aprender e a ensinar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *