Café conheça seus benefícios e malefícios

Esse pretinho está na mesa de todos mesmo os que não apreciam seu sabor, sentem-se atraídos pelo cheiro que é capaz de ser sentido a longas distâncias.

O café têm em sua composição além da cafeína, potássio, zinco, ferro, magnésio, aminoácidos, proteínas, lipídios, além de açúcares e polissacarídeos. Alguns desses componentes são destruídos por completo quando os grãos são torrados excessivamente.

A bebida, também conhecida por muitos como “um santo remédio“, por ser capaz de aliviar dores de cabeça, ajudar no alívio de dores musculares, memória e na prevenção de cânceres de pele e fígado, além de dar uma energizada – mandando o sono para longe.

O café deve ser consumido em quantidades moderadas de 200 a 300 mg/dia. Se consumido em quantidade indicada pode garantir benefícios além dos acima citados, melhor rendimento físico e intelectual, melhora nas funções cognitivas como memória, linguagem, capacidade de aprendizado, e até na prevenção ao Mal de Alzheimer.

Ainda sobre os pontos positivos do café, nele existe ácidos clorogênicos, responsável por grande parte de sua atividade antioxidante, antibacteriana, antiviral e antihipertensiva.

Mas, como nem tudo são flores, a médio e longo prazo é possível perceber alguns malefícios – quando as doses são excessivas, superiores a  600mg/dia -, entre eles estão a ansiedade, nervosismo, tremores musculares, taquicardia, zumbido, confusão mental, gastrite, insônia e má qualidade do sono, refluxo gastroesofágico, alterações vocais e laríngeas.

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A bebida é altamente viciante, pelo fato de ser riquíssima em cafeína e deve ser consumida com cuidado para que se tire apenas os benefícios, que são muitos. Caso você já tenha se rendido por completo à bebida e ela já é um vício para você, do tipo, se não tomar sente dores de cabeça,… é hora de repensar e tentar regredir a quantidade ingerida diariamente.

Como se livrar de qualquer vício não é tarefa fácil, desse também não é, sendo assim, não tente parar de uma só vez, subitamente, pois seu corpo pode reagir a isso sentindo a necessidade dele e dando sinais da abstinência com náuseas, vômitos, cefaléia e até depressão. Então diminua aos poucos.

Dicas: evite tomar café depois do almoço, pois a cafeína pode anular a vitamina C e o Ferro contidos em sua alimentação. Deixe para bebê-lo uma hora em média após as refeições. See you soon!

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nick

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