As estações mudam e as coisas mudam com elas, inclusive o funcionamento do nosso organismo. Já ouviu falar que os cabelos, assim como as folhas das árvores, caem mais no outono? Será essa afirmação mito ou verdade? Vem ver!
A primeira coisa a desmistificar é quanto a relação entre as folhas e as madeixas, nada a ver, porém os fios realmente tendem a cair mais no outono, isso devido a um fator bem fácil de entender.
O que acontece é que nos meses mais frios, recebemos através dos nossos sensores de luz que ficam em nossa pele e cabelos menos luminosidade do sol, isso diminui o estímulo da divisão celular, que enfraquece os fios, fazendo com que caiam em mais quantidade, e ainda enfraquecem a raiz.
Outro fator que prejudica os fios nessa estação é que as pessoas tendem a tomar banhos quentes e optam por lavar os fios também em água em alta temperatura, esse hábito, além de estimular o oleosidade do couro cabeludo, resseca a fibra e facilita a quebra.
Essa época os fios passam também por substituições naturais, em média cerca de 20% do cabelo para de crescer ou cai, segundo informações da L’Oréal Recherche.
Outros fatores que vão bem além da estação contribuem para a queda dos fios, entre eles, o estresse, ansiedade, regime, uso de anticoncepcionais, período pós-parto, infecções diversas – garganta, dente, ginecológicas,…, e alguns remédios.
A melhor forma de evitar ou parar a queda e descobrindo o que está causando para tratar o problema em sua origem, mas alguns cuidados podem e ajudam muito a fortalecer e revigorar os fios, como limpar, estimular e nutrir os folículos capilares com frequencia.
Imagem Reprodução
Vamos a um passo a passo básico para manter os cabelos fortes o ano inteiro. Lave os cabelos diariamente ou no máximo a cada dois dias, fazendo movimentos circulares e suaves com as pontas dos dedos no couro cabeludo, esse é um hábito saudável, que além de limpar, ativa a circulação e facilita o crescimento.
A hidratação semanal é fundamental para que os fios cresçam fortes e saudáveis, mas lembre-se, independente de estar usando uma máscara profissional ou receita caseira, aplique sempre com uma distância de dois dedos + ou -, da raiz.
Imagem Reprodução
Evite dormir com os cabelos molhados ou úmidos, pois isso aumenta e muito a possibilidade do aumento da seborréia, gerada nesse caso, pelo calor do corpo somado a umidade dos fios, e consequentemente, causa mais queda de cabelos.
Beba bastante líquido diariamente para se manter hidratada por dentro e por fora. Esse hábito, por mais simples que seja, é dos melhores para a beleza e manutenção saudável de todo o nosso organismo.
Imagem Reprodução
Investir na alimentação também é fundamental, para isso. Dê preferencia a alimentos naturais, frutas e legumes da estação, que são sempre mais em conta, varie as carnes – branca e vermelha, enfim.
Caso mude seus hábitos e perceba que os fios continuam caindo, busque ajuda com um dermatologista. See you!