Ouvimos falar com certa frequencia que o chá verde faz bem para a saúde, mas percebo que os verdadeiros benefícios ainda não está totalmente esclarecido.
Como tenho essa curiosidade sobre o assunto, já que saber o que faz bem é muito interessante pra mim, e creio que pra muitos, resolvi aprender um pouco mais sobre o chá verde e repartir com vocês.
Então, vamos ao que interessa. Primeiro saber de onde veio e como é preparado. Bem, o chá verde é produzido unicamente das folhas verdes Camellia Sinensis – que sofre pouca oxidação, diferente do chá preto.
Para prepará-lo a água não pode estar fervendo, pois isso fará as folhas – mesmo secas, cozinharem conferindo-lhe o sabor amargo. O tempo ideal da infusão é de três minutos, passado esse tempo, tire as folhas e beba.
Um dos benefícios mais associados a esse chá é o de auxiliar no emagrecimento, o que muito estão em busca, mas esse líquido vai além trazendo consigo diversos outros benefícios à saúde, entre eles a prevenção câncer, por ser rico em flavonóides e catequinas, capazes de bloquear as alterações celulares que originam os tumores.
Doenças como diabete mellitus 1, cardiopatias – protege o coração, infecções virais, inflamações em doenças degenerativas, reduz o colesterol ruim, fortalece o sistema imunológico, por ser rico em vitaminas C, K, B1 e B2, manganês, potássio e ácido fólico, além de ser um excelente antioxidante o que ajuda no combate ao envelhecimento precoce, entre outros.
Fonte imagem
Os benefícios são tantos, que mesmo sendo um pouco amargo vale encarar e integrar à dieta, mas antes de fazer isso, é necessário se precaver e procurar orientação médica, já que o chá verde não pode ser consumido por todas as pessoas. Entre os que não pode bebê-lo estão as gestantes, indivíduos com hipertensão, glaucoma e doenças psiquiátricas.
Por ser ter bastante cafeína em sua fórmula, não é indicado consumir após as 16:00 ou 17:00, para que não tenha o sono prejudicado.
Fonte 1º imagem