Acupuntura no combate às cólicas

Diferente da mensagem que foi passada dias atrás em uma campanha publicitária, que tratava as cólicas como mimimi (conversa fiada), as cólicas são um problema sério sim, e devem ser tratadas com respeito.

As cólicas acontecem basicamente em dois períodos do mês, no período fértil e durante o período menstrual. Para saber porque acontecem no período fértil, veja aqui.

Durante o ciclo menstrual , as cólicas ou dismenorreia, surgem para concluir o ciclo. Ocorrem porque o organismo libera substâncias inflamatórias que causam a contração do útero, e esse trabalho de contrair e descontrair, se reflete na dor que sentimos.

Os níveis de dor oscilam de pessoa para pessoa, e isso porque há tipos e causas diferentes para as cólicas. Na primária por exemplo, é liberada pelo endométrio, de forma aumentada a prostaglandina, substância inflamatória responsável pelas contrações.

Na secundária, a dor resulta de doenças no aparelho reprodutivo, como é o caso da endometriose, tumores pélvicos e miomas. Por isso, se a dor for muito intensa, é super importante comunicar o seu ginecologista, para que esse te indique um tratamento adequado.

Agora, quer saber de um tratamento alternativo que promete resultados satisfatórios? A acupuntura. As agulhinhas chinesas mágicas, são uma aposta eficiente na prevenção das cólicas.

combate colicas
Foto: Divulgação

Super indicada para o tratamento de distúrbios menstruais, a acupuntura é liberada para todos, estando ou não com algum problema de saúde. A ressalva fica por conta do profissional, que deve estar habilitado para a prática.

A acupuntura atua no sistema nervoso central, estimulando as terminações nervosas existentes na pele e músculos, fazendo com que o organismo libere naturalmente substâncias analgésicas, anti-inflamatórias e relaxantes musculares, trazendo como resultado, o bem estar geral da mulher.

A frequencia no tratamento depende do estado e gravidade da situação, devendo assim, ser decidida entre o acupunturista e paciente.

Essa é mais uma maneira de se ver livre de algo que é realmente prejudicial, pois abate e dificulta até tarefas comuns do dia a dia. See you!

nick

Já escreveu 1516 post nesse blog.

Publicitária por formação, criou esse blog com o intuito de compartilhar assuntos como moda, beleza, saúde, e tantos outros. Uma certeza: Todos temos algo para aprender e a ensinar.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *