Diferente da mensagem que foi passada dias atrás em uma campanha publicitária, que tratava as cólicas como mimimi (conversa fiada), as cólicas são um problema sério sim, e devem ser tratadas com respeito.
As cólicas acontecem basicamente em dois períodos do mês, no período fértil e durante o período menstrual. Para saber porque acontecem no período fértil, veja aqui.
Durante o ciclo menstrual , as cólicas ou dismenorreia, surgem para concluir o ciclo. Ocorrem porque o organismo libera substâncias inflamatórias que causam a contração do útero, e esse trabalho de contrair e descontrair, se reflete na dor que sentimos.
Os níveis de dor oscilam de pessoa para pessoa, e isso porque há tipos e causas diferentes para as cólicas. Na primária por exemplo, é liberada pelo endométrio, de forma aumentada a prostaglandina, substância inflamatória responsável pelas contrações.
Na secundária, a dor resulta de doenças no aparelho reprodutivo, como é o caso da endometriose, tumores pélvicos e miomas. Por isso, se a dor for muito intensa, é super importante comunicar o seu ginecologista, para que esse te indique um tratamento adequado.
Agora, quer saber de um tratamento alternativo que promete resultados satisfatórios? A acupuntura. As agulhinhas chinesas mágicas, são uma aposta eficiente na prevenção das cólicas.

Super indicada para o tratamento de distúrbios menstruais, a acupuntura é liberada para todos, estando ou não com algum problema de saúde. A ressalva fica por conta do profissional, que deve estar habilitado para a prática.
A acupuntura atua no sistema nervoso central, estimulando as terminações nervosas existentes na pele e músculos, fazendo com que o organismo libere naturalmente substâncias analgésicas, anti-inflamatórias e relaxantes musculares, trazendo como resultado, o bem estar geral da mulher.
A frequencia no tratamento depende do estado e gravidade da situação, devendo assim, ser decidida entre o acupunturista e paciente.
Essa é mais uma maneira de se ver livre de algo que é realmente prejudicial, pois abate e dificulta até tarefas comuns do dia a dia. See you!