5 dicas para tratar aftas

Ela é pequenininha, poderia bem passar despercebida não fosse pelo fato de doer, incomodar, arder a cada momento em que se tenta ingerir algum alimento, seja ele líquido ou sólido, ou seja, aftas não são legais

As aftas são caracterizadas como uma pequena bolha que surge na boca, língua ou garganta quando menos se espera, mas sempre trazendo consigo um desconforto singular.

Elas podem surgir por diversos fatores, mas até o momento não se sabe ao certo qual é o fator dominante, para o aparecimento dessas feridinhas, mas há um consenso de que em algumas situações elas brotam como um aviso de que algo não vai muito bem, por exemplo:

Quando a imunidade está baixa, a ingestão de determinados medicamentos, principalmente quando esse remédio é ingerido com o estomago vazio, alimentos ácidos, mordidas ou feridas causadas por aparelhos dentários, são algumas das razões pelas quais as aftas surgem.

dicas curar aftas
Imagem: Reprodução

Mas uma vez presentes na boca, o que fazer para eliminar as aftas? Seguem cinco dicas que funcionam desde a primeira aplicação, desde diminuindo a dor, criando uma camada protetora para evitar o atrito direto entre alimentos e a ferida, e a cicatrização total.

  • Sal com água morma

O sal tem propriedades bactericidas. Ao realizar o bochecho com uma solução salina, entra em ação o processo de cicatrização. Faça a solução da seguinte forma: 100ml de água morna + uma colher de sal. Use apenas para ao bochecho, mas não beba.

  • Chá de cravo-da-índia

O cravo-da-índia tem ação antisséptico e analgésico. Faça o chá com a seguinte medida: aqueça ½ litro de água, acrescente + 10 cravos, abafe para que o cravo libere suas substâncias curativas. Quando estiver morno o chá, faça bochechos, que irá aliviar a dor e acelerar o processo de cicatrização. Esse chá pode ser ingerido e traz diversos benefícios à saúde.

como aplicar gelo na pele
Imagem: Reprodução
  • Gelo

Essa é uma medida emergencial que alivia a dor e o desconforto causado pelas aftas, além de iniciar o processo de desinflamação da mesma. Coloque uma pedrinha de gelo na afta por alguns momentos.

  • Mel

O mel pode ser usado na afta como um complemento a algum outro tratamento que esteja fazendo. Ele tem ação cicatrizante, o que acelera o processo de cura das aftas. Como ele é também um adoçante natural, aplique na afta com o auxílio de um cotonete.

  • Leite de magnésia

O leite de magnésia é um super querido por tantas funcionalidades no trato da beleza e do bem estar, e no tratamento das aftas ele é um mega aliado, pois cria uma película de proteção sobre a ferida inibindo a dor e acelerando a cicatrização, basta diluir 2 colheres do leite de magnésia em um copo de água e fazer bochechos, ou aplicar diretamente na ulcera com um cotonete.

Outras formas eficientes de usar o leite de magnésia você encontra aqui.

Para evitar o surgimento de aftas, evite alimentos ácidos, e caso o problema teime a aparecer com frequencia, procure um especialista para averiguar quais são os fatores que estão contribuindo para esse surgimento. Até+

nick

Já escreveu 1454 post nesse blog.

Publicitária por formação, criou esse blog com o intuito de compartilhar assuntos como moda, beleza, saúde, e tantos outros. Uma certeza: Todos temos algo para aprender e a ensinar.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)

nick

Publicitária por formação, criou esse blog com o intuito de compartilhar assuntos como moda, beleza, saúde, e tantos outros. Uma certeza: Todos temos algo para aprender e a ensinar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *